Capes aprova curso de Mestrado em Economia

Professores, estudantes e o corpo técnico-administrativo estão comemorando a criação curso de mestrado em Economia. A primeira turma  deverá começar a freqüentar o curso em agosto deste ano. A elaboração da proposta de mestrado se deu em 2005 e a aprovação da Capes foi concretizada em janeiro deste ano.
Para o coordenador do novo mestrado, professor Marcelo Bentes Diniz, o curso é resultado não só da elevação intelectual do corpo docente de Economia, e sim da necessidade cada vez mais evidente de se formar massa crítica local para elaboração das grandes políticas de desenvolvimento. “O mestrado é um desejo antigo dos economistas, mas nos últimos cinco anos o processo foi intensificado. Outros projetos foram feitos anteriormente e sofreram rejeição. Por isso, trabalhamos na elaboração de um novo projeto até conseguirmos uma formatação boa, que acabou sendo aprovada pela Capes”, disse Diniz. O diretor pró-tempori do Centro Socioeconômico, Aláudio Melo,  parabenizou os economistas pela grande conquista na formação de mestres e disse que agora o enfoque será o mestrado em Administração.
O pró-reitor Pesquisa e Pós-graduação da UFPA, professor Roberto Dall’Agnol, destacou que o reitor Alex Fiuza de Melo está empenhando em aumentar, com qualidade, o número de cursos de mestrado e doutorado nos campi do Pará. Dall’Agnol lembrou que 1999 a UFPA tinha 18 cursos com mestrado, sendo seis com doutorado. Hoje, a realidade já é bem melhor porque foram criados outros 14 mestrados e seis doutorados. Dall’Agnol disse ainda que até o final do ano haverá novidades, mas não detalhar quais os outros cursos que ganharão a pós-graduação. No entanto, nas metas a longo prazo, o pró-reitor acredita que até 2009 a UFPA terá 40 cursos de mestrado e 20 de doutorado.
O curso de Economia foi criado, no Pará, em 1949 e regulamentado em 1953, por meio do decreto nº 32.923. Hoje, o curso de economia detém 40 bacharéis, dos quais a maioria possui títulos de mestrado e doutorado. Em 1971, o curso passou a fazer parte do Centro Socioeconômico, com a reforma universitária. Nos últimos três anos, inúmeros esforços foram feitos para o curso de economia, com destaque para a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas (Nupec) e dez professores foram enviados para o doutorado, entre outras ações.

Publicado em: 18.04.2006 12:06