Cooperativa reabre agroindústria de palmito
Neste sábado (08), os trabalhadores rurais da Ilha do Marajó ganham mais uma alternativa de ocupação e renda. A Cooperativa Mista de Curralinho (Cooped) reinaugura a Agroindústria de Beneficiamento de Palmito. Depois de ficar desativada por oito meses, a Unidade reabre com capacidade de produção de oito toneladas ao mês de conserva de palmito.
A matéria-prima utilizada pelos trabalhadores rurais vem de áreas dos próprios cooperados e de dez entidades de Curralinho, ligadas à Cooperativa. “O palmito é coletado de terrenos de 117 famílias de trabalhadores, todos da Cooped. São áreas de manejo que aprendemos a conservar depois de várias atividades de capacitação desenvolvidas pelo POEMA, da UFPA”, contou Geoval de Matos, conselheiro da Cooped.
O produto vai ser vendido em potes de vidro de 300 gramas e atende todas as exigências da vigilância sanitária. O grande desafio agora é encontrar mercado para o palmito de Curralinho. “No geral, a atividade envolve 300 famílias do município. Estamos nos articulando para oferecer o produto para fora do Estado e até do país”, explicou Geoval.
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária