Diretório Central dos Estudantes da UFPA já tem coordenação

A nova coordenação do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Pará, tomou posse na semana passada  no auditório setorial básico. Estiveram presentes na solenidade , a professora Ney Cristina, Pró-reitora de Extensão; Olgaises Maués, diretora da Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), e Vera Jacob, presidente da Associação de Docentes da UFPA.

O DCE  estava desde dezembro de 2003, sem representatividade estudantil e sem direito a voto  nas reuniões dos   Conselhos Deliberativos da instituição.  No mês de março um processo eleitoral foi realizado colocando  fim ao impasse.  Segundo Fabrício Gomes, estudante de Direito eleito coordenador geral , o pleito  foi a mais expressivo e participativo  dos últimos 15 anos na UFPA. Votaram 7.302 estudantes representando 38,5% dos acadêmicos da Universidade. Cinco chapas concorreram à eleição no diretório. As chapas “Dias de Luta’’ e “Sou mais UFPA’’ foram as que receberam o maior numero de votos, seguidas pela chapa “Construir o Novo’’.

Uma cláusula do estatuto do DCE, determina que a eleição seja proporcional, isto é, as chapas ocuparão os cargos de acordo com o percentual de votos recebidos. Dessa maneira, a chapa “Dias de Luta’’, que obteve o maior número de votos,  terá 12 cargos,  “Sou mais UFPA’’ 9 cargos e a “Construir o novo’’, 4 cargos. Na coordenação geral do DCE estão o estudante do curso de Direito, Fabrício Oliveira Gomes e a aluna do curso de Serviço Social, Sheila Melo. Ao todo 25 alunos ocuparão cargos na nova gestão.

Entres as metas da nova direção está a discussão sobre  a cobrança de taxas na instituição.  Para Fabrício Gomes “essa prática é  um contra-senso, pois a UFPA é uma instituição pública e gratuita”. Outra prioridade é retomar os espaços culturais dentro da Universidade, como o “Vadião” para  organização de eventos culturais e artísticos destinados à comunidade acadêmica. A questão da segurança também está na pauta da  nova diretoria em função do fato ocorrido com   uma estudante do curso de Farmácia que foi estuprada dentro de um banheiro do campus. (texto :Assessoria de Imprensa/ Bruno Magno, estagiário)

Publicado em: 13.04.2006 12:01