Novo sistema de informações está sendo implementado na UFPA

<!--[if !supportEmptyParas]--> <!--[endif]-->

O Serviço de Computação (SECOM) da   Universidade Federal do Pará está implantando um novo sistema corporativo de informações. O SIE - Sistema de Informações para o Ensino (SIE) é um projeto financiado pelo Ministério da Educação (MEC),  por meio  da Secretária de Ensino Superior (SESU) e substituirá  UFPA 2005 o sistema antigo. O objetivo do Sistema de Informações para o Ensino é facilitar o acesso do usuário na rede da UFPA. Com um simples login, ele poderá entrar em vários módulos do sistema e acessar as informações sem que mude de página.

O SIE é um software para gestão integrada no qual praticamente todas as atividades de uma Instituição de Ensino Superior são desenvolvidas e acompanhadas por ele. O novo sistema vem sendo implementado desde dezembro do ano passado, após um estudo de viabilidade feito na Universidade Federal de Santa Maria, onde o sistema já é utilizado. No estudo ficou comprovado que ele tem a maior relação de custo/benefício para a Universidade.

Os nove módulos que pertenciam ao UFPA 2005 (acadêmico, recursos humanos, orçamentário, serviços gerais, biblioteca, legislação, processo seletivo, central de atendimento, protocolo e módulos de administração) serão totalmente integrados ao novo sistema. Neste mês, o SIE está trabalhando no processo de migração de dados históricos da UFPA para a nova base de dados. Todo os dados do sistema antigo serão incorporados ao SIE. O primeiro módulo a ser implantado será voltado para a comunidade acadêmica. Dessa maneira, um projeto piloto do sistema está em andamento. Ele consiste em testes na matrícula do primeiro semestre de 2006, com alunos de seis cursos de graduação da UFPA. Vale lembrar aos usuários que como forma de precaução, ainda estão sendo utilizados os antigos sistemas.

Segundo o diretor do Serviço de Computação da UFPA, professor Renato Francês, a meta é que todos os estudantes no segundo semestre de 2006 poderão fazer a matricula utilizando o novo sistema. “O SIE veio facilitar a vida do estudante da UFPA, bem como dos demais usuários da rede da Universidade. Demos prioridade à comunidade acadêmica neste primeiro módulo’’, ressaltou o diretor. No novo sistema, o estudante terá uma página na internet, onde poderá acessar seus conceitos, pedir o histórico escolar e outros documentos sem recorrer ao colegiado do curso ou outro departamento, tudo poderá ser feito através do SIE.

Para o diretor do SECOM, a maior vantagem do novo sistema é a capacidade de planejamento que ele vai trazer à UFPA. “Com o SIE, a Universidade terá uma maior capacidade de planejamento para administração, pois com os sistemas integrados será mais fácil conferir os indicadores e realizar estudos de viabilidade’’. Ele ressalta ainda, que o sistema é fruto de uma ação institucional de diversos segmentos da Universidade. “O SIE é  uma mudança de paradigma institucional. É uma forma de prestar contas com a comunidade acadêmica, pois ela será a maior beneficiada’’, conclui o professor.

Antes da implementação dos primeiros módulos, o SECOM estará oferecendo treinamento aos usuários do novo sistema. Todos serão notificados dos dias de treinamento.  É importante ressaltar que o SIE é interno, ou seja, o usuário só poderá acessá-lo a partir de qualquer microcomputador instalado na rede da Universidade. O acesso será feito por meio  de uma senha que o usuário vai receber quando se cadastrar. O prazo para a implementação de todos os módulos no novo sistema é de um ano.

<!--[if !supportEmptyParas]--> <!--[endif]-->

Publicado em: 13.04.2006 11:59