Fórum Landi abre programação na Praça do Carmo
A programação do evento Landi - Cidade Viva, iniciou no dia 19, com visitação ao centro arquitetônico de Belém. Alunos de escolas públicas e particulares conheceram o interior dos casarões, a história e a arquitetura das fachadas dos prédios, obras de Landi, no bairro da Cidade Velha. A visitação monitorada para os estudantes acontece até o final de junho, sempre nos períodos da manhã e tarde. A partir do dia 23, aos domingos, o público interessado também poderá participar das visitas, no horário de 9h30, com saída do Largo do Carmo.
O “Circuito Landi - Cidade Viva ’’, é patrocinado pela Companhia Vale do Rio Doce, por meio do Projeto Cultura Pará, e acontece até o final do ano, com o objetivo de revitalizar o centro histórico da cidade, preservando a memória arquitetônica paraense do século XVIII. O projeto foi desenvolvido em parceria com estudantes de universidades portuguesas e italianas que estudam a obra do arquiteto Antônio Landi, responsável pelos projetos arquitetônicos dos principais monumentos de Belém. O evento tem uma extensa programação cultural diária, neste mês de abril.
Confira abaixo a programação de 20 a 25 de abril:
Dia 20:
Às 17hs, no auditório, do galpão da exposição - Praça do Carmo:
Palestra: " Trabalhos no Contexto da Cooperação Internacional para a Revitalização da Cidade Velha"
Ministrantes: Profº. Massimo Gennari e Elisa Inocenti
Massimo Gennari: Graduado na Faculdade de Arquitetura de Florença, Na Itália, é o responsável pelo Acordo de Cooperação Didática e Científica entre a Universidade de Florença, a Universidade Federal do Pará e a Prefeitura Municipal de Belém,por intermédio do qual se realiza atualmente um projeto de pesquisa acerca da recuperação do centro histórico e do sistema monumental da capital paraense
Elisa Inocenti: Graduada em Arquitetura pela Universidade de Florença, na Itália, escreveu o trabalho de conclusão de curso "Revitalização da Cidade Velha: Estudo das Tecnologias Construtivas Locais". É pesquisadora do Fórum Landi.
Às 19hs, no palco montado na Praça do Carmo:
Programação Cultural: Duo de Canto e Piano, com Márcia Aliverti e Celina Chamié
Curso: "Alexandre Rodrigues Ferreira: viagem filosófica e reconhecimento científico do Norte do Brasil"
Ministrante: Profª Drª Ângela Domingues
Período: 24 a 27 de abril
Horário: de 10hs às 12hs
Local: Auditório (galpão da exposição do Evento Landi - Cidade Viva – Praça do Carmo)
Inscrições: com Moema Alves (8842-9079 e moemabacellar@yahoo.com.br) e pelo e-mail forumlandi@gmail.com
Dia 24 - segunda-feira
17hs - Palestra: "Landi e o Ensino da Engenharia Militar na Amazônia Colonial" Ministrante: Profº Oswaldo Coimbra
Autor de " As três décadas de Landi, no Grão-Pará", publicado pela Prefeitura Municipal de Belém. Jornalista, escritor, professor universitário, doutor pelo Curso de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, especializado em Jornalismo de Pesquisa. Escreveu ainda: " A saga dos primeiros construtores de Belém" (Imprensa Oficial do Pará); "A aula militar do historiador Antônio Baena" (Imprensa Oficial do Pará); "Cláudio Barradas: o lado invisível da cultura amazônica" (CAPES/Mec); " Dom Alberto Ramos mandou prender os seus padres" (Editora Paka-Tatu); "1964 e outros anos", em co-autoria com Paulo de Tarso Santos, ex-ministro de Educação do Governo João Goulart (Editora Cortez - São Paulo);"O texto da reportagem impressa - um curso sobre sua estrutura " (Editora Ática - São Paulo). Membro da União Brasileira dos Escritores e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Recebeu os prêmios da Academia Paraense de Letras: Carlos Nascimento, Barão de Guajará e Samuel Wallace Mac-Dowel.
Local: Auditório (galpão da exposição - Praça do Carmo)
25 de abril (terça-feira)
17hs - Palestra: "O Porto das Brincadeiras no Porto do Sal: um estudo antropológico sobre a infância"
Ministrante: Profº Ms. Alexandre Maurício Fonseca de Azevedo
Mestre em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia. Psicólogo, é psicanalista avaliador na pesquisa multicêntrica para detecção de indicadores clínicos de risco no desenvolvimento infantil (USP/Ministério da Saúde) e membro do grupo de estudos para formação em psicanálise coordenado pelo psicanalista Alfredo Jerusalinsky (em atividade desde 2002).
Local: Auditório (galpão da exposição - Praça do Carmo)
19hs - Programação cultural: apresentação do grupo Vox Brasilis
Formado em 1993 na Escola de Música da UFPA sob direção e regência da Profª Ms. Ana Maria Souza, o grupo, que recebeu posteriormente o nome de Vox Brasilis como sugestão do Profº. Emanuel Matos, já produziu diversos shows em Belém, fez apresentações em diversas cidades brasileiras, representou o Brasil em um festival em Nancy, na França, e lançou, em 2003, o CD "Pra início de conversa". O grupo é composto por 8 cantores, entre educadores musicais, professores de língua estrangeira e dança e um arquiteto.
A regente, Profª Ms. Ana Maria Souza, é mestre em Educação Musical pela UFBA e Especialista em Fundamentos da Linguagem Musical pela UEPA. Atualmente, é Diretora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará.
Local: Praça do Carmo
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária