Calouros de saúde da UFPa participam de programação no Barros Barreto

Cento e quarenta calouros dos cursos da área de saúde da Universidade Federal do Pará (UFPa) participaram nesta terça-feira (25) da abertura da programação do III Acolhimento Multiprofissional do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). A idéia era envolver também os calouros da Uepa, Unama e Cesupa, mas como as aulas dessas instituições já estão em andamento, só puderam participar os alunos da UFPa.

Segundo a diretora da Divisão de Ensino do HUJBB, Aderli Góes, o objetivo do evento, que se estende até o dia 27 de abril, é aproximar o novo universitário do HUJBB, que é uma importante Unidade Acadêmica da UFPa, onde são desenvolvidas atividades na área de ensino, pesquisa e extensão, que presta assistência à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribui para a formação de recursos humanos para a saúde. Durante o evento, os estudantes vão poder conhecer mais sobre o SUS e como o HUJBB está inserido dentro desse Sistema de Saúde.

Na opinião de Aderli, ao conhecer mais cedo a unidade onde irão desenvolver atividades curriculares futuramente, os estudantes têm oportunidade de se inserir nas atividades do Hospital como colaboradores ou voluntários.
De acordo com Aderli, na Atenção Integral à Saúde, acolhimento é um dos princípios que compõem esse modelo. Inclui aspectos relativos ao receber, escutar, identificar e analisar necessidades, compartilhar decisões e possibilitar respostas. Ela explica que “acolher serve para criar e manter laços; acolher para comunicar; para escutar, para aprender com o outro; acolher para ensinar o outro e para manter parceria e ser co-responsável pela instituição”.

O III Acolhimento do HUJBB começou às 8h30 com a Gincana “Copa Saúde”, contando com sete equipes de 20 estudantes cada uma. A gincana foi composta de várias tarefas como perguntas sobre saúde, criação de músicas relacionadas à pesquisa, ensino e extensão e representação teatral de situações na área de saúde. Antes da divulgação da equipe vencedora, representantes de cada equipe participaram de uma atividade educativa sobre higienização das mãos, organizada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital. A equipe vencedora foi “Defensores da Saúde”, cujos integrantes receberam medalhas e brindes.
Além da gincana, houve apresentação do Grupo Parafolclórico “Os Baioaras” e do Grupo de Teatro “Motivação”, formado por servidores do HUJBB. Também houve exposição de projetos na área de Humanização e medição de pressão arterial e glicemia, pela equipe de enfermagem do Ambulatório.
Para a realização do III Acolhimento Multiprofissional, a Coordenadoria de Atividades Acadêmicas do HUJBB contou com a colaboração da CCIH, GT de Humanização, Assessoria de Comunicação, patrocínio do Cesupa, Unama, Cooperativa de Cirurgiões do Para, e Espetinho Mandaqui, e apoio do Secom e Derca da UFPa.

A programação continua nesta quarta-feira, pela manhã, com  uma mesa redonda sobre “O Sistema Único de Saúde (SUS) e a inserção do HUJBB no contexto da Política de Reestruturação dos HUs” e Estória “Eu e esse tal de SUS”, tendo como expositores a diretora do HUJBB, Elisa Sá, a pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, Iracina de Jesus, e a assessora de Planejamento do Hospital, Ana Vicentina.

À tarde, haverá oficinas sobre Aferição de Pressão Arterial; Bioética; Orientação sobre Prontuário; Técnicas de Escovação Dentária; Técnicas de Relaxamento Corporal; Vigilância Epidemiológica e Musicoterapia.

Publicado em: 25.04.2006 16:12