UFPA firma convênio com Universidade de las Antilhas

A participação da Universidade Federal do Pará na criação de um curso de mestrado internacional é uma das metas de um convênio de cooperação com a Universidade de las Antilhas e da Guiana (UAG). Uma delegação da UAG, comandada pelo reitor Alain Arconte, esteve visitando a UFPA e dialogando com algumas áreas que possivelmente pariciparão desse curso de mestrado.
 O convênio assinado pelo reitor da UFPA, professor Alex Fiúza, permite o intercâmbio de alunos entre as duas universidades. É uma espécie de convênio “guarda-chuva” que abre espaço para a realização de outras parcerias. No campus do Guamá, a delegação estrangeira visitou o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, o Núcleo de Meio Ambiente e os cursos de Matemática, Direito, Farmácia e Letras. Essas visitas foram feitas porque o projeto de mestrado internacional engloba disciplinas relacionadas com Biodiversidade, Recursos Naturais, Matemática, Estatística, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável.
 Além da UFPA, são parceiras do projeto de mestrado internacional outras 18 instituições de ensino superior latino-americanas e uma canadense. Entre estas, a Universidade de Brasília (UnB) é a única universidade brasileira juntamente com a UFPA.
No mesmo dia da assinatura do convênio entre a UAG e a UFPA, foi criado um comitê científico interinstitucional para dar início aos trabalhos entre as duas universidades.
Publicado em: 11.05.2006 14:49