Professores da UFPA participam da elaboração da nova base cartográfica da Amazônia.

Técnicos da Diretoria de Serviços Geográficos (DSG) do Exército estão na Universidade Federal do Pará dando um treinamento para a utilização de um banco de dados cartográficos da Amazônia. Participam deste treinamento professores e técnicos de Geografia e Agronomia de Belém, e professores de Geologia do campus de Marabá. O banco de dados está sendo montado a partir de um convênio entre Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a própria DSG. Juntos, os três órgãos fazem um novo mapeamento de toda a área da Amazônia Legal.
A UFPA é colaboradora no projeto, por meio do Núcleo de Meio Ambiente. Os professores que estão sendo treinados esta semana atuarão na capacitação de técnicos de instituições públicas municipais, estaduais ou federais que desenvolvam projetos na região e que necessitem utilizar o banco de dados.
 Essa nova base cartográfica da Amazônia Legal vai abranger áreas ainda não mapeadas, chamadas de “vazios cartográficos”, e áreas em que já existe um mapeamento anterior onde será feita uma atualização dos dados. Até 2009, a atualização cartográfica deve estar completa. “O mapeamento acontecerá em blocos. Até o final deste ano, a área que envolve a cidade de Belém já deve estar disponível no banco de dados”, disse Gustavo Oliveira, um dos técnicos da DSG que está dando o treinamento.
Os técnicos dos órgãos públicos, que serão treinados pelos professores da UFPA, também poderão fazer atualizações no banco de dados. A maior parte dessas atualizações diz respeito a áreas desmatadas, estradas abertas ou mesmo mudança nos leitos dos rios. O treinamento está sendo realizado no Laboratório de Análise da Informação Geográfica no prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas,  desde segunda-feira, 15, e vai até este sábado, 20 de maio.

Texto: Jones Santos/ Imagem: ADA

Publicado em: 19.05.2006 12:41