Prefeitura do campus mapeia laboratórios que produzem resíduos

A engenheira sanitarista e ambiental da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, participou do primeiro dia do seminário sobre Destinação dos Resíduos da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizado  no Centro de Capacitação (Capacit). Para a engenheira, a  UFPA está se organizando corretamente para o tratamento de seus resíduos laboratoriais.  “A criação da Comissão de Gerenciamento de Resíduos é uma prova concreta desta preocupação da instituição que vem sendo trabalhada pela Prefeitura do campus”, destacou Roseane Lopes.
Roseane  Lopes de Souza, proferiu a palestra “O tratamento de resíduos perigosos em instituições de ensino superior e hospitais universitários” explicando  que é necessário fazer um bom estudo sobre a legislação dos resíduos, no sentido de se aprofundar em questões como, por exemplo, como ele deve ser tratado, reaproveitado e reciclado.

O chefe do departamento de infra-estrutura da Prefeitura do campus universitário , engenheiro Osmar Machado, comentou que a Comissão de Gerenciamento de Resíduos já iniciou seus trabalhos com os diretores  das unidades  que possuem  departamentos e laboratórios que geram resíduos na UFPA.
Segundo Osmar Machado, a UFPA tem um cuidado redobrado com o tratamento dos resíduos, que hoje é feito por empresas terceirizadas, todas com  o licenciamento ambiental. Para o professor Wallace Santos, do departamento de Farmácia e também membro da comissão de gerenciamento de resíduos, os resultados deste esforço da UFPA poderão ser conhecidos, detalhadamente, até o final do ano. “Cada pesquisador da UFPA já recebeu ou receberá um formulário no qual  nos dará todas as informações dos resíduos gerados em seus trabalhos científicos”, disse Wallace Santos. O próximo passo da comissão de gerenciamento de resíduos é criar um programa e garantir o financiamento do trabalho.O seminário sobre Destinação dos Resíduos da Universidade Federal do Pará (UFPA),  prossegue nesta  terça-feira,  30 de maio com uma reunião técnica do Hospital Bettina Ferro e no dia seguinte  no Hospital Barros Barreto.

Publicado em: 29.05.2006 15:45