Música na escola como auxílio na aprendizagem

A música é uma linguagem universal capaz de mexer com emoções de homens de qualquer parte do mundo e que faz parte de nossas vidas antes mesmo do nascimento. Ela estimula áreas do cérebro humano não desenvolvidas pelas linguagens oral e escrita, desenvolve o raciocínio matemático, capacidade de concentração, memória. Porque não utilizá-la como ferramenta de educação? Perguntou-se  Dacia Maria Pontes da Silva enquanto escrevia, com a orientação do professor José Maria Bezerra, seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Educação Artística - Licenciatura em Música com o tema  “Música Na Escola: contribuindo no processo de ensino-aprendizagem nas primeiras séries do ensino médio”.

Dacia já possuía diversas experiências anteriores envolvendo a música aplicada à educação. Durante vários anos ministrou aulas para turmas de primeira à quarta série como professora polivalente no Centro Educacional Logos, escola particular do bairro do Coqueiro, em Ananindeua. A música tinha papel importante nas suas aulas. A arte-educadora sempre começava as aulas com uma música; às vezes, inclusive, fazia músicas sobre os conteúdos da aula e as tocava no violão acompanhada pelos estudantes. “Depois do recreio eu sempre colocava uma música clássica, bem tranqüila para acalmar os alunos . Só depois da música, com eles já bem tranqüilos, que a gente começava a aula”. A produção do trabalho constou de dois momentos. No primeiro, Dacia pesquisou os efeitos da música no ser humano e suas aplicações na educação. Em outro foi feita uma pesquisa de campo acerca do uso da música dentro de uma metodologia educacional e seus efeitos.
    Na parte de pesquisa encontrou diversos estudos sobre o efeito da música em crianças. Algumas citavam o efeito de relaxamento que a música clássica apresentava nelas quando se acostumavam ao estilo ainda na barriga da mãe. “Cheguei a presenciar uma experiência assim. Uma amiga minha, quando estava grávida, sempre escolhia um momento do dia para ouvir uma música clássica e relaxar. Lembro de ver uma vez, depois do nascimento do bebê, ela colocou pra tocar a música clássica e o bebê, que tinha só alguns dias de vida, abriu os olhos e começou a olhar ao redor,inquieto, procurando o local de onde vinha o som. Ele já conhecia a música”.

A parte da pesquisa de campo foi feita no Centro Educacional Triunfo, escola particular do bairro da Pedreira em Belém. Na visão  de Dacia, o Triunfo tem um projeto de aplicação de musica-educação muito interessante. "O colégio tem   uma disciplina de Educação Musical, professores que aplicam a música em suas matérias , uma banda escolar e outros projetos musicais extraclasse" informa. A observação foi muito positiva. Os alunos do colégio ressaltaram o quanto eles relaxavam através das atividades musicais em sala de aula, o quanto eles se sentiam bem em tocar um instrumento, mesmo os mais simples, e ao se apresentarem nas festas e apresentações da escola. “Havia um garoto muito problemático, com comportamento muito ruim. Uma das orientadoras sugeriu que ele fosse inscrito em uma das turmas de música. Depois de um tempo fazendo música o seu comportamento melhorou significativamente, sem nenhuma terapia ou tratamento especial”.

A música é uma ferramenta de educação muito antiga, já em 1500 os padres jesuítas a utilizavam em seus projetos de catequese escolar, mas, hoje em dia, é deixada em segundo plano dentro do cenário da educação. Quase que apenas alguns professores de cursos pré-vestibular ainda se utilizam da música para passar conteúdos, embora a relação escola-vestibular seja apontada por Dacia como um dos fatores da exclusão dela dos currículos. “As escolas são, de um modo geral, muito pobres, faltam recursos para quase todas as áreas da educação. Na dificuldade de se administrar os poucos recursos, a música acaba ficando de fora. Sabemos da importância da música e do quanto os alunos se envolvem com ela, mas no final das contas o que vai cair no vestibular? Música não cai no vestibular” diz.

Texto: Taion Almeida

Publicado em: 31.05.2006 09:53