Semana Lusitana em Belém . De 5 a 10 de junho.

Uma extensa programação vai marcar  a Semana Lusitana, que será realizada  no período de 05 a 10 de junho,  pela Casa de Estudos Luso Amazônicos da UFPA(CELA).  Uma  comitiva vinda de Portugal chega a Belém no dia 5 e tem entre os  participantes  Mário Soares, ex-presidente de Portugal, e atual Presidente da Fundação Mário Soares,  No dia 6 de junho, às 18 horas, no auditório
da UNAMA, campus BR, ele profere  a palestra Processo de Integração de Portugal na Comunidade Européia e Conseqüências para os Países Lusófonos. Os interessados em assistir devem fazer suas inscrições gratuitas no endereço: internacional@unama.br porque as vags são limitadas.

A Semana Lusitana também terá um ciclo de conferências, com o tema  Países Lusófonos: África, Brasil e Portugal  Uma Visão Sociológica, com  a participação do  Prof. Dr. Fernando Jorge Cardoso,  Reitor da Universidade Moderna de Portugal, no horário de 10 às 13 h. No dia 09 de junho às 10 h, haverá a  palestra Instituto Camões:  Informações e Perspectivas, proferida pela Dra. Maria Isabel Nobre  do Instituto Camões. No mesmo dia, às 11horas, Dr. Pedro Félix, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Óbidos de Portugal, fará palestra sobre O Turismo em Portugal:  Cidade de Óbidos.

Programação cultural

No dia 11 de junho às 19h, a TV Cultura do Pará exibirá, na Casa das Onze Janelas, o DVD denominado Saudade Sábia, que fala sobre o tema  O Retorno da Migração Brasil em Portugal, Hoje, que teve a consultoria da coordenadora da CELA, Profa. Maria de Nazaré Paes de Carvalho

A  exposição Olhares de Óbidos de Portugal  do jornalista e fotógrafo Dr. José Parreira, promovida pela CELA da UFPA e apoiado pela Assembléia Legislativa. A abertura será dia 08 dejunho, às 18 h no auditório João Batista  1º andar do prédio da Assembléia Legislativa do Estado do Pará.

Publicado em: 01.06.2006 17:46