Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Lançamento do Manual de Vigilância Infantil

A solenidade de  lançamento do "Manual para Vigilância do Desenvolvimento Infantil no contexto da Aidipi (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância)" acontece nesta terça-feira,  na Secretaria Especial de Promoção Social do Governo do Pará, a partir das 8h. O manual será um forte aliado de profissionais de saúde na observação de crianças e na identificação precoce de problemas de desenvolvimento, qua até dois anos ainda podem ser revertidos.            
O manual é fruto do trabalho de uma equipe de médicos e enfermeiros de seis países da América Latina e América Central  que estarão representados na solenidade.  Há alguns anos, esses profissionais  vem alcançando ótimos resultados na identificação e tratamento de problemas de desenvolvimento infantil.  No Pará, o projeto Caminhar, no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (UFPA), é referência no atendimento a crianças com problemas de desenvolvimento. A coordenadora do projeto, Dra. Amira Figueiras, é uma das autoras do manual.

            Juntamente com o lançamento, será realizada mais uma edição do Curso de Capacitação Desenvolvimento Infantil para profissionais de saúde do Pará com o objetivo de torná-los aptos a identificar no atendimento básico possíveis problemas de desenvolvimento nas crianças atendidas. Entre os profissionais que estarão ministrando o curso estão a neuropediatra argentina Viviana Rios, o médico norte-americano Yehuda Benguigui, chefe das unidades Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde Familiar e Comunitária, da Organização Pan-americana de Saúde (OMS/ONU). Eles, juntamente com a Dra. Amira, são três dos quatro autores do Manual para Vigilância do Desenvolvimento Infantil no Contexto da Aidipi.

Participam do curso um médico e um enfermeiro de cada um dos 12 municípios selecionados, entre os quais estão Conceição do Araguiaia, Tailândia, Paragominas, Tucuruí, Castanhal, Bragança, Marituba e Ananindeua. O curso começa amanhã mesmo, na Unidade de Referência Materno Infantil e Adolescente (UREMIA) e vai até o dia 8.

Publicado em: 05.06.2006 16:51