Programação da Semana do Meio Ambiente

Professores  de vários campi, alunos e estudantes do ensino médio  das escolas públicas Brigadeiro Fontenele, da Terra Firme e da Escola Luiz Nunes Direito, do Coqueiro, no município de Ananindeua participaram da abertura da Semana do Meio Ambiente na UFPA, que se estende até amanhã (7)
 De acordo com a vice-reitora da UFPA, professora Regina Feio Barroso, o evento tem como meta mobilizar vários segmentos da sociedade, não se restringindo apenas ao ambiente acadêmico. “Estamos acostumados apenas ao discurso da preservação, mas o que estamos fazendo é a  prática”, questionou a vice-reitora.
 Para Regina Feio, é necessária uma atenção redobrada às questões sobre o meio ambiente. Ela explicou que, hoje, 60% das internações hospitalares são motivadas por questões ambientais. “Infelizmente, os políticos brasileiros não levam a sério os grandes projetos na área de saneamento, que é uma forma de proteger o meio ambiente e de prevenir dezenas de doenças. O problema é que são obras localizadas debaixo da terra, não têm visibilidade e, para os políticos, não dá votos”, comentou Regina Feio, que pediu empenho aos estudantes secundaristas que participam do evento no desenvolvimento de idéias que possam possibilitar o surgimento de uma política voltada para a coleta seletiva de lixo.
 A pró-reitora de Desenvolvimento e de Gestão de Pessoal, Sibele Caetano, destacou que a programação é composta por temas diversos e que convergem para o meio ambiente. “Fico feliz e saber que estudantes da rede pública estadual estão participando da Semana de Meio Ambiente da UFPA, porque assim poderão conferir as  muitas pesquisas e ações que aqui  vêm sendo desenvolvidas ”, disse Sibele Caetano. O pró-reitor de Planejamento, professor Sinfrônio Brito de Moraes, ressaltou que o cuidado em preservar a Amazônia deve ser redobrado porque o mundo está de olho nessa biodiversidade. No entanto, Moraes deixou claro que cabe ao Brasil e aos Estados amazônicos tomarem as melhores decisões sobre as políticas de meio ambiente, ou seja, sem pressões externas de outros países.
 O diretor de infra-estrutura da prefeitura da UFPA, Osmar Machado, disse que na universidade a questão do meio ambiente vem sendo levada cada vez mais a sério. Ele citou a criação da Divisão de Meio Ambiente dentro da Prefeitura do Campus, o que facilitará as políticas e contribuirá para as pesquisas desenvolvidas na instituição.
A primeira palestra do evento foi proferida pelo coordenador do campus de Santarém, professor Elinei Pinto dos Santos. Ele explicou aos estudantes  a formação do universo, como ele funciona e como o homem vem fazendo tudo para destruí-lo. Elinei dos Santos citou ainda o projeto denominado “Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia”, que formará mais de 400 mestres e doutores até o final do próximo ano nos sete estados onde vem sendo desenvolvido: Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Semana prossegue com  palestras e mesas redondas

A Semana de Meio Ambiente da UFPA prossegue hoje à tarde, no auditório da Reitoria com uma mesa redonda cujo tema central será “Energias renováveis e suas aplicações na região”. Serão debatidos os temas  “Pequenas centrais hidrelétricas”,  pelos professores André Mesquita e Cláudio Blanco, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica. Em seguida, o professor Edinaldo Pereira, dos Departamentos de Engenharia Elétrica e da Computação, fará palestra sobre “Energia solar e eólica”. Depois será a vez do professor Gonçalo Ribeiro, do Departamento de Engenharia Mecânica, que abordará o tema “Biomassa na geração de energia”. Finalizando, o professor Luiz França, do Departamento de Engenharia Química, fará palestra sobre “Biodiesel”.
Na manhã desta quarta-feira, a programação terá continuidade com a palestra sobre “Gestão de resíduos”, do professor Paulo Carneiro, do Centro Tecnológico. A palestra seguinte será da professora Ariadne Santo, do Centro de Ciências Biológicas, que abordará “A educação ambiental e o ensino superior”. À tarde, o tema central em debate será o “Gerenciamento de resíduos químicos e biológicos na UFPA”. Da mesma maneira que no dia anterior, a mesa redonda será dividida em quatro temas: “Regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviço de saúde”, com Renato da Silva, do setor de Farmácia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS); “Relato de experiências de manejo de resíduos químicos no campus de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP)”, com o professor José Pio, do Departamento de Química; “Resíduos em laboratórios de análises clínicas”, com o professor Wallace dos Santos, do Departamento de Farmácia e “Riscos biológicos: teoria e prática no Centro de Ciências Biológicas”, com professor Arno Hamel, do Departamento de Genética.

Exposições, mostras científicas e oficinas na Semana do Meio Ambiente

No hall da reitoria da UFPA, os participantes da Semana do Meio Ambiente terão a oportunidade de ver exposições sobre plantas ornamentais, plantas medicinais, orquídeas, fotografias, artesanatos com materiais recicláveis, grafismos indígenas em cuias e artesanatos de Marapanim.
As oficinas abordarão temas como arranjos florais, produção de mudas e cultivo doméstico de orquídeas. Já as mostras científicas darão destaque a temas como sistema eólico e fotovoltaico para a geração de energia, experiências com tubos sonoros e os trabalhos desenvolvidos no Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC).

Publicado em: 06.06.2006 12:07