Semana do Químico começa na segunda

A Associação Brasileira de Química – Regional Pará realiza de 18 a 21 de junho no campus da  Universidade Federal do Pará, a Semana do Químico 2006. Na programação do evento constam  palestras, painéis, mesas redondas, cursos, em torno do  tema central a “Química e Inovação”.
O valor das inscrições para os profissionais sócios da ABQ – PA é R$ 30,00, para estudantes sócios R$ 15,00, não sócios profissionais R$ 60,00 e não sócios estudantes R$ 30,00. As empresas que enviarem três participantes vão pagar R$ 150,00. No ato de inscrição, os estudantes ainda poderão se filiar a ABQ – PA. O valor para os estudantes é de R$ 45,00, profissionais R$ 90,00 e para empresas R$ 180,00.
 As inscrições para Semana do Químico 2006 estão sendo realizadas no hall da reitoria até sexta-feira, dia 16, ás 17h. Maiores informações pelo e-mail sedabqpa@veloxmail.com.br ou ainda pelo telefone 3222 – 0870 (08h30min às 12:30min).  Confira abaixo a programação:

Cursos Impares: 08h00min as 10h00min.

1 – A Química e os Alimentos.
Prof. Dr. Adolfo Henrique Muller (CESUPA).
Ementa: Macronutrientes: Carboidratos; Proteínas; Lipídios - Fontes naturais, estruturas, propriedades, importâncias.Micronutrientes: Vitaminas e Sais Minerais – Fontes Naturais, estruturas, propriedades, importâncias. Agricultura: Cuidados na produção dos alimentos.

3 – A nova era do hidrogênio e a tecnologia das células a combustível.
Prof. Dr. José Pio Iúdice de Souza (UFPA).
Ementa: Histórico sobre a geração de energia. Produção, armazenamento e distribuição de hidrogênio. O que é uma célula a combustível? Tipos de células. Fundamentos de termodinâmica  química e eletroquímica. A tecnologia de células PEM, principais componentes e condições operacionais. Aplicações

5 –Técnicas Cromatográficas Hifenadas.
Prof. Dr. Wagner Luiz Ramos Barbosa (UFPA).
Ementa: Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Cromatografia Líquida – Diode Array Detection. Cromatografia Líquida – Espectrometria de Massas.

7 – Micotecnologia e Química dos Peptídeos Aplicadas na Produção, Isolamento e Usos de Enzimas.
Prof. Dr. Alberdan Santos (UFPA).
Ementa:  Métodos de preparação de meios de cultura, Técnicas de cultivos de microorganismos, Produção de enzimas de fungos. Monitoramento de atividade enzimática. Métodos de separação e isolamento de proteínas (enzimas).

9 – Disposição de Resíduos Sólidos Industriais.
Eng. Quim. M.Sc. Cláudio W.P de Almeida (Alubar Cabos S.A - PA).
Ementa: Gestão de Resíduos. Disposição ou Destinação De Resíduos Sólidos. Disposição ou Destinação Específicas: Classes I, II e III.

Cursos Pares: 14h00min as 16h00min

2 - Aplicações de DVDs em Sala de Aula – O Mundo da Química.
Prof. Dr. Airton Marques da Silva (UECE/UFC/ABQ-CE).
Ementa: O Curso tem como objetivo principal orientar à aplicação de DVDs em sala de aula, como “O Mundo da Química” que faz abordagem de experimentos de Química envolvendo os seguintes temas: a Química em nossas mãos, estados da matéria, o átomo, forças de atração, moléculas em ação, medidas, tabela periódica, ligações químicas, química do carbono, o mol e água.

4– Os Tensoativos – Detergentes.
Empresário Newton Mário Battastini (Tecpon/RS/ABQ-RS).
Ementa Regulamentação de Produtos Saneantes Domissanitários. . Uso Industrial de Tensoativos. Os principais fabricantes  e os  surfactantes que existem no mercado. As inovações neste mercado a nível mundial.

6 – Princípios e  Aplicações de Espectroscopia.
Prof. Dr. Omar El Seould (USP –ABQ-SP).
Ementa: Aplicação, das espectroscopias de UV-VIS, IV por TF (FTIR), Raman e Ressonância magnética nuclear de 1H e 13C: vantagens e limitações de cada técnica. Determinação de estruturas de compostos químicos, das constantes de velocidade e de equilíbrio, ligações de hidrogênio, complexos de transferência de cargas, entre outras.

8 - A Química do Poliuretano.
Prof. Dr. Israel Athayde
Ementa: Estudo da química de Poliuretano e suas tecnologias. Aplicação da tecnologia para espumas flexíveis. Manipulação, testes e segurança dos aditivos.

10 – Bionanotecnologia: As aplicações e implicações das “moléculas milagrosas”.
Profa. M.Sc. Cristine Bastos do Amarante (MPEG – ABQ-PA).
Ementa: O que é Nanotecnologia? A vida na Idade da Nanotecnologia.Tecnologias Convergentes (BANG). Fulerenos: As “moléculas milagrosas” Agricultura de Precisão. Comércio do diminuto Bionanotecnologia e Biologia Sintética. A Nanotecnologia no Brasil.

Palestras: 10h30min as 12h00min

19/06/2006  - Carboquímica  na Amazônia – Alternativa ao Petróleo.
                       Eng. Quim. Carlos Augusto Xavier Nascimento.

20/06/2006 – Geraldo Vicentini: Traços Inesquecíveis de seu Trabalho Acadêmico.
           Prof. Dr. Waterloo N. Lima (UFPA).

21/06/2006 - Química e Inovação.
                      Prof. Dr. Adolfo Henrique Muller (CESUPA).

Mesas Redondas: 16h30min as 18h00min.

19/06/2006 - Química e Inovação.
                     Moderadora: Profa. M.Sc. Maria Helena da Silva Bentes (Ecos da Amazônia-ABQ-PA).
          Membros: Prof. Dr. Joaquim de Carvalho Bayma (Ervativa-UFPA).
              Prof. Dr. Omar El Seould (USP –ABQ-SP).
              Empresário Newton Mário Battastini (Tecpon/RS/ABQ-RS).

20/06/2006 – Terras- Raras: Síntese de Compostos, Ocorrência e Aspectos Geoquímicos na Amazônia.
           Moderador: Prof. Dr. Waterloo Napoleão de Lima (UFPA).
           Membros: Prof. Dr. Candido Moura (UFPA).
                                         Profa. Dra.Vanda Porpino Lemos (UFPA).
                                         Prof. Dr. Airton Marques da Silva  (UFCE/UFC/ABQ-CE).

21/06/2006 - Resultados e implicações de pesquisas em  Ensino e História da Química.
         Moderadora: Profa. Maria Olinda Dias de Lucena (CEFET-PA).
                     Membros: Prof. Dr. Jesus Brabo (NPADC/UFPA).
                         Prof. M.Sc. Jorge Machado (UFPA).
                                     Prof. Dr. Airton  Marques da Silva (UFCE/UFC/ABQ-

Publicado em: 16.06.2006 10:52