EMUFPA na 1ª Conferência de Educação Profissional e Tecnológica

A Escola de Música da UFPA (EMUFPA) vai participar da Conferência Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizada nos  dias 20 e 21 de junho. A abertura será no Teatro Gabriel Hermes do Sesi e os debates em torno dos eixos temáticos propostos vão acontecer no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET). A Escola de Música  tem 40 anos de existência e recentemente (2001) transformou-se em Escola Técnica. Para diretora da EMUFPA e membro da comissão organizadora , Ana Maria Souza,  a Conferencia Estadual será fundamental para dar visibilidade e importância à área de arte música, constando nos parâmetros curriculares nacionais como prioridade na educação em todos os níveis de ensino. A professora explica que a profissionalização técnica em música é um campo em expansão que carece de políticas públicas para a excelência do seu desenvolvimento.
O papel da educação profissional e tecnológica no desenvolvimento regional e sua contribuição para a melhoria da competitividade do país na economia globalizada serão alguns dos temas tratados na conferência.  O objetivo principal é propor estratégias para a educação profissional e tecnológica quanto aos métodos de ensino e a formação e valorização dos trabalhadores entre alunos, instrutores e funcionários das 10 instituições profissionalizantes que estão promovendo o evento no Pará. Além disso, serão definidas direções para uma nova política nacional voltada para este tema, que serão debatidas no mês de agosto, em Brasília, na Conferência Nacional, que será promovida pelo Ministério da Educação, junto aos conselhos das escolas técnicas federais ou vinculadas às universidades federais, agrotécnicas e instituições que são escolhidas durante as conferências estaduais em todo o Brasil.
A Conferência terá inscrições gratuitas e a organização do evento espera a presença de 350 pessoas. Segundo a comissão organizadora, cada eixo temático será discutido em separado para melhor aproveitamento dos debates. Entre os temas estão o papel da educação profissional e tecnológica no desenvolvimento do país e nas políticas de inclusão social, financiamento para a expansão do ensino profissionalizante e as parceiras entre as instituições e entidades de classe que representam trabalhadores e empresas. As propostas fazem parte do documento “Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica”, que foi elaborado a partir de um Seminário Nacional a respeito da questão, realizado em 2003. Entre as instituições participantes da Conferencia Estadual, além da EmUFPA estão  a Seduc, Escola Salesiana do Trabalho, Senac, Cesep, Cefet além da SUSIPE

Publicado em: 19.06.2006 16:32