História promove jornada acadêmica em Bragança no dia 29

O Centro Acadêmico do Curso de História do campus de Bragança vai realizar, entre  29 de Junho e 01 de Julho uma jornada acadêmica com  o tema  "Antropofagia da Bragantinidade em um Contexto Amazônico : Comendo a História da Cultura Regional". O  evento é o primeiro  promovido por um curso intervalar, do projeto de interiorização da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Marcelle De Paula, Presidente do Centro Acadêmico de História (Cahis) e uma das coordenadoras da Jornada, relembra  que o termo "bragantinidade" foi cunhado por um poeta da região bragantina e se referia ao amor dele pela sua terra. "No contexto da jornada, a bragantinidade ganha um significado mais amplo que é o  sentimento de amor pela região amazônica e a sede de conhecer a cultura, assimilando o que ela tem de melhor".

A iniciativa pioneira de uma turma intervalar de organizar um evento desse tipo é algo destacado por Marcele, "Foi difícil para o Cahis realizar esse projeto. Somos pessoas que quase não nos vemos, é uma dificuldade enorme reunir os estudantes e tentar realizar um evento assim".

As inscrições para a jornada estão abertas e  vão até dia 25 de Junho. Maiores informações no site http://ufpa.br/cahis-braganca/ e pelos números 8822-4522 e 8841-7688.

Publicado em: 20.06.2006 09:50