Estudantes do campus de Cametá realizam encontro

De seis a oito de julho, estudantes e professores do campus Tocantins/Cametá da Universidade Federal do Pará vão realizar o I Encontro de Estudantes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Com a temática “Por uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade”, o evento é destinado a estudantes, professores e movimentos sociais, entre outros. Na programação estão painéis, plenárias e grupos de trabalho.
   Segundo os coordenadores do evento, “em virtude da relevância dos cursos existentes no campus de Cametá, como instrumentos de formação para a realidade social a qual vivenciamos no contexto da conjuntura atual da educação de nível superior, faz-se necessário realizar o I Encontro de Estudantes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá”. A idéia é mobilizar todos os acadêmicos a participarem de uma reflexão dos conhecimentos acumulados sobre a organização do movimento estudantil e os impactos produzidos pela política neoliberal.
   Neste sentido, o objetivo do encontro é proporcionar um espaço de discussão acerca da universidade pública, já que o assunto é pouco discutido no campus. Além disso, sensibilizar os estudantes da atual conjuntura política brasileira, enfatizando a conscientização estudantil na luta por melhorias na universidade pública.
   As inscrições e o credenciamento para o I Encontro de Estudantes do Campus Universitário do Tocantins/Cametá vão até às 12h do dia 6 de julho no campus de Cametá.

Confira abaixo a programação do evento:

06/07/06
18:30h – Abertura oficial
- Apresentação musical
- Composição da mesa
- Pronunciamentos
- Projetos desenvolvidos no CUNTINS
- Apresentação cultural (Grupos: Samba de Cacete do Pilão e Caa-mutá)

07/07/06
07:30hs
- Apresentação musical
08hs
- Composição da mesa

08:10hs
– 1º painel: O papel do movimento estudantil como ferramenta de conscientização e de política social. Palestrante: representante da UNE.
08:50hs
– Debate sobre a temática.
09:30hs
– 2º painel: Análise de conjuntura política. Palestrantes: Dep. Fed. Socorro Gomes e Prof.e Ver. Edílson Moura.
10:10hs
10:50hs
– 3º painel: Reforma universitária: progresso ou regresso da universidade pública. Palestrante: Profª. M. Sc. Suelene Pavão.
11:30hs
15:30hs
– apresentação musical
16:00hs
– 4º painel: História e cultura. Palestrantes – Cilene Nabiça, Antônio Clodoaldo e Manoel Valente
17:00hs
17:40hs
– 5º painel: Interdisciplinaridade e desenvolvimento regional. Palestrantes – Prof. Dr. Samuel P. Campos, escritor Salomão Laredo e Prof. Dr. Raimundo Nonato Falabelo.
19:10hs
20:00hs
– Sarau cultural (Grupo de dança JUNC. Peças teatrais: Caferana no Inferno – Grupo PEEX e Milongas, visagens e meuâs – Grupo Açaiara. Grupo Parafolclórico Ped./05.

08/07/06
08:00hs
– Plenárias por curso:
- História
Palestrante: Representante do Curso
Local: CUNTINS
- Letras
Palestrantes: profª. Drª Regina Cruz e prof. M.Sc. Doriedson do Socorro Rodrigues
Local: Clube Comercial
- Matemática
Palestrante: Representante do Curso.
Local: CUNTINS
- Pedagogia
Palestrante: profª.  M.Sc Odete da Cruz Mendes
Local: Êxito Vestibulares