Projeto investiga a linguagem em ambientes de trabalho

Investigar a linguagem usada em ambientes de trabalho é o objetivo do projeto de pesquisa da professora Fátima Cristina Rocha, do departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas da UFPA. Com o título “O papel da linguagem na troca de saberes sobre as atividades de trabalho: processos de qualificação em contextos profissionais”, o projeto foi aprovado em agosto do ano passado e está negociando com empresas que concordem em ceder seus materiais para o trabalho de pesquisa. É a intenção da professora analisar, de início, materiais como folders ou jornais usados por empresas prestadoras de serviços para comunicação com seus clientes.
   Fátima Rocha pretende, no futuro, expandir o projeto de pesquisa para a extensão, oferecendo cursos de aperfeiçoamento da linguagem em contextos de trabalho. Atualmente, enquanto ela pleiteia bolsas de iniciação científica para o projeto, há um aluno de graduação em Letras trabalhando voluntariamente na análise de folders de quatro instituições bancárias destinados aos clientes. No âmbito da pesquisa há também um grupo de estudos sobre análise do discurso, que se reúne quinzenalmente e está contando com, em média, oito pessoas.
   Uma disciplina chamada “Introdução à Análise do Discurso” foi criada e é oferecida como optativa aos alunos de Letras. Nela, os estudantes podem montar pré-projetos dentro do trabalho da professora Fátima. Os resultados das análises feitas ao longo do projeto deverão compor um banco de dados bem diversificado sobre o tema.

Texto: Jones Santos

Publicado em: 06.07.2006 16:24