Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Encontro do projeto IFNOPAP chega a sua décima edição

   O décimo encontro do projeto “O Imaginário das Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense” (IFNOPAP) será realizado pela primeira vez na cidade de Bragança. Foi nessa cidade do nordeste paraense que se iniciaram as coletas de narrativas orais, no ano de 1994. O X IFNOPAP, como tema “Retornando às origens: Caminhos para Bragança”, inicia neste  sábado, as 9h, com solenidade no Museu da Marujada. O evento prossegue até o dia 19 de agosto com várias palestras, seminários, mesas redondas e oficinas. Além de Bragança, a programação do evento abrangerá também as cidades de Castanhal e Capanema.
   Originalmente criado como um projeto de mapeamento das narrativas orais do interior do Pará e ligado diretamente ao Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), o projeto atraiu o interesse de acadêmicos de diversas outras áreas e, com o apoio destes, foi crescendo e se tornando mais abrangente. Hoje o IFNOPAP é definido com um projeto de estudos geo-bioculturais (que abrange todas as áreas da ciência). Atualmente o IFNOPAP é um dos maiores projetos da UFPA, conta com 12 livros, 3 CD-Roms e 1 dicionário publicados além de 17 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado defendidas com os temas do projeto e utilizando resultados de suas pesquisas.
   O evento deste ano, como tem sido nas ultimas edições, consiste em uma viagem a municípios do interior do estado onde pesquisadores e convidados discutem ciência, educação, cultura e biodiversidade, considerando o perfil da cidade. A aproximação da academia, professores do ensino fundamental e médio e comunidade com profissionais de diversas áreas do conhecimento e o crescimento do interesse destes por questões ligadas ao desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região são os principais objetivos do encontro.
   O encontro contará com a participação de vários professores da UFPA e de convidados de outros estados como os professores Ayron Rodrigues, um dos maiores lingüistas do país; Anna Suelly Arruda da UNB, Antônio Dimas e Jerusa Pires Ferreira, os três da PUC/SP. As inscrições podem ser feitas nos campi de Bragança, Castanhal, no Núcleo de Capanema ou no Laboratório da Linguagem, sala 01(altos) do Centro de Letras e Artes, campus de Belém. As inscrições podem ser feitas até hoje. Mais informações em www.ufpa.br/ifnopap.

Texto: Taion Almeida

Publicado em: 11.08.2006 09:09