MEC aprova novo estatuto da UFPA

O novo estatuto da Universidade Federal do Pará foi aprovado sexta-feira, 7 de julho, pelo Ministério da Educação (MEC) e deve ser publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. Segundo a professora Regina Feio, vice-reitora da UFPA, o estatuto promove uma melhor adaptação às novas leis da educação. Ele foi elaborado com base nas necessidades modernas da Universidade dentro do novo modelo multicampi e, além disso, oficializa a criação de unidades como a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), o Serviço de Computação (SECOM) e o Setor de Educação a Distância. Uma outra alteração importante é transformação dos Centros em Institutos e a eliminação da dicotomia entre departamentos e colegiados, com a criação de faculdades.
   Essa realidade atual da UFPA não era contemplada pelo antigo estatuto, que data de 1978. O texto final deste novo estatuto foi aprovado pelos representantes das unidades acadêmicas e administrativas na última reunião do Conselho Universitário (Consun) no dia 28 de junho. Os esforços pela atualização começaram desde a gestão do professor Marcos Ximenes na reitoria da UFPA, em meados da década de 90. Com a aprovação do texto pelo MEC, cada unidade deverá elaborar seu regimento para proporcionar a operacionalização das novas determinações.
Publicado em: 07.07.2006 14:56