Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia lança fascículos

Dia onze de junho, às 18h, será lançado o projeto “Nova Cartografia Social da Amazônia – série Movimentos Sociais e Conflitos nas Cidades da Amazônia”, no Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (ICA). O projeto consiste na produção de uma série de fascículos, que contemplam os movimentos sociais na Amazônia. Nesta série, os três fascículos lançados terão como temática os ‘’Indígenas na Cidade de Belém, Homossexuais na Cidade de Belém e Afro-Religiosos na Cidade de Belém’’.
   Coordenado pelo professor Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida, o projeto é sediado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em Belém, ele está sendo instalado na sede do Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental – IAGUA, núcleo de pesquisa do referido projeto, que foi responsável pela pesquisa e produção do fascículo.
   O projeto visa a produção de mapas a partir da própria maneira como os povos tradicionais da Amazônia e movimentos sociais querem ser cartografados. Além disso, eles contribuem no que consideram como relevante para retratar sua situação social.  Nas oficinas de produção dos fascículos participaram cerca de 70 pessoas, todas integrantes de movimentos sociais de Belém. O fascículo dará continuidade com outros grupos sociais e outras cidades da Amazônia.
   Participam do projeto, em Belém, o IAGUA, a Associação das Universidades Amazônicas (UNAMAZ), o Programa de Apoio à Reforma Urbana (PARU), da UFPA e o Instituto Livre Universidade Rios do Amanhã (IARA).

Texto: Bruno Magno (Assessoria de Imprensa da UFPA)

Publicado em: 10.07.2006 10:46