Reitor fala sobre novo estatuto da Universidade

Nesta terça-feira, 11 de julho, o reitor da Universidade Federal do Pará, Professor Dr. Alex Bolonha Fiúza de Mello, concedeu uma entrevista coletiva para falar acerca do novo estatuto da Universidade. Este substitui o anterior, datado de 1978. Em 2003, foi criado um texto base, que foi elaborado e discutido nas reuniões do Conselho Universitário (CONSUN). O texto foi distribuído entre toda a comunidade acadêmica que posteriormente solicitou alguns encaminhamentos sobre alguns pontos do estatuto. A partir daí, em 19 de Dezembro de 2005, foi aprovado, em primeira instância, o Estatuto da UFPA.  Em seguida, ele foi submetido ao Ministério da Educação (MEC). Na última reunião do CONSUN, realizada em 28 de junho, o estatuto foi deliberado e aprovado pelos representantes da comunidade acadêmica. E finalmente aprovado pelo MEC em sete de julho.
   Segundo o Reitor Alex Fiúza, com o novo estatuto, a UFPA passa a ser concebida como universidade multicampi, ou seja, sua presença deverá ser permanente e crescente em vários municípios e regiões do Estado. Outra inovação do estatuto é a transformação dos centros em institutos, o que deverá acontecer em 2007.  De acordo com o Alex Fiúza, a mudança será apenas de denominação. Um fator levado em consideração para mudança de nome é o fato do termo “instituto” ser uma denominação mais aceita na comunidade cientifica internacional. Em cada curso será criada uma faculdade, que será vinculada aos novos institutos. Com essa denominação, haverá o fim dos departamentos e todos os setores do antigo centro serão vinculados ao instituo. No novo regimento, os professores terão um papel fundamental, pois serão os conselheiros das faculdades.
   Durante a coletiva, o Reitor divulgou para os presentes que a reunião anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada em 2007 na UFPA, em comemoração aos 50 anos da instituição. Também foi divulgado o concurso nacional para a escolha da logomarca da UFPA, que premiará com R$ 15 mil reais o vencedor.
   O novo Estatuto da UFPA foi divulgado no dia 10 de julho no Diário Oficial da União, sob a PORTARIA Nº 337, DE 10  DE JULHO DE 2006.

Texto: Bruno Magno (Assessoria de Imprensa da UFPA)

Publicado em: 11.07.2006 16:01