Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis será realizado em julho na UFPA

Estudantes de Ciências Contábeis de todo Brasil vão se reunir na Universidade Federal do Pará entre os dias16 e 21 de julho. Será o Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis, ENECIC, que chega à sua vigésima edição e pela segunda vez será realizado no Pará. O Encontro celebra os 60 anos do curso de Ciências Contábeis no Brasil e os 40 anos da primeira turma do curso da UFPA.
   A edição deste ano do encontro tem como tema central as especialidades do contador. Com algumas recentes mudanças na legislação, os formados em ciências contábeis se tornaram aptos a trabalhar em cerca de 20 diferentes funções que vão de auditoria a funções na área tributária e ambiental. Mas a discussão sobre as especificidades do contador não estão ligadas apenas à área profissional.
   O trabalho do contador sofreu significativas mudanças com a criação e implementação de programas de informática que simplificam a parte técnica do seu trabalho. Gastando menos tempo com a parte técnica, o contador passou a ter uma atuação diferenciada, trabalhando mais os dados e a parte de gerência das empresas. “Os contadores são hoje os ‘médicos das empresas’, as pessoas que estudam o funcionamento das empresas e procuram soluções para os seus problemas”, diz Charlles Anderson Silva, estudante de Ciências Contábeis e Coordenador geral do ENECIC. Ele acrescenta que a mudança de paradigma é visível nos cursos, que contam cada vez mais com a presença de mulheres.
   Outro tema muito importante deste evento é a imagem do contador, arranhada depois dos recentes escândalos de caixa 2 envolvendo a figura do contador Delúbio Soares. “Ficou marcado na imagem do contador. Muitas pessoas passaram a se aproximar dos contadores para saber ‘como vocês fazem um caixa-2’e ‘o que eu tenho que fazer para participar de um?’ O movimento estudantil se organizou em protestos e manifestações de repúdio a essa prática ilegal que mancha a imagem da categoria.”, diz Charlles acrescentando que qualquer eventualidade neste caso será tema de debate no encontro.
São aguardados cerca de 800 alunos, metade deles paraenses. Entre os convidados para o evento estão os presidentes do Conselho Nacional de Contabilidade, da União Nacional dos Estudantes e do Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes, além de diversos professores e profissionais de todo país. Mais informações no site www.enecic.org.br.

Texto: Taion Almeida

Publicado em: 11.07.2006 17:15