Maior evento das ciências da América Latina terá transmissão em tempo real

A 58ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, terá transmissão em tempo real. Isso significa que, de 16 a 21 de julho, qualquer pessoa poderá ver pelo seu computador as mais importantes conferências, mesas-redondas e simpósios do encontro. Além disso, universidades e escolas que tiverem preparado telões e projetores conectados via Internet, poderão acompanhar ao vivo as transmissões.
   Ao todo, estão programadas 65 atividades para transmissão em tempo real, sendo quatro simultâneas, além de entrevistas com os participantes e notícias da reunião. Para isso, basta acessar http://www.sbpc.org.br. “É uma experiência nova que representa uma ampla avaliação dos eventos transmitidos”, diz o presidente da SBPC, Ennio Candotti.
   A reunião deste ano terá como tema “SBPC&T – Semeando Interdisciplinaridade”, lembrando a constante relação entre as ciências, como a forma mais adequada para sua aplicação na vida real. Enquanto, nas edições anteriores, a programação estava mais voltada para a ciência propriamente dita, desta vez, ela será dividida entre temas ligados à tecnologia e à ciência.
   Serão discutidos temas de impacto na indústria nacional como a implantação da TV digital aberta no país, novas tecnologias na produção de petróleo, robótica, nanoeletrônica, aços especiais, engenharia biomédica e computação. Além disso, haverá debates sobre criminalidade e violência, eleições na América Latina, gripe aviária, biopirataria, o futebol e a Copa do Mundo, conquistas espaciais e outros.

O que é a reunião anual da SBPC - A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reúne representantes de todas as áreas da ciência brasileira desde 1948, quando foi fundada em São Paulo com o objetivo de defender o avanço científico e tecnológico do país e o seu desenvolvimento educacional e cultural. A reunião anual é a oportunidade dessa comunidade se manifestar sobre questões fundamentais para a independência e desenvolvimento econômico nacionais. Todos os anos, ela é realizada em diferentes pontos do país, com o objetivo de ampliar o debate para todos os estados, com a participação de 53 sociedades e associações científicas.
   Milhares de pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados participam desses encontros que desempenham duas funções importantes. A primeira é servir de ponto de encontro e unidade dos cientistas do país, tratando tanto de temas estritamente acadêmicos como dos problemas mais gerais que afetam a atividade científica. O segundo é mais geral, ou seja, discutir as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o país como um todo.
   A primeira reunião da SBPC, realizada em outubro de 1949, realizado em Campinas, interior de São Paulo, reuniu 104 participantes. Em 2006, a reunião programada para Florianópolis deve contar com a participação de cerca de 600 palestrantes. O recorde de público ocorreu em Recife, no ano de 2003, quando estiveram presentes 25 mil pessoas.

Texto: Assessoria de Imprensa da SBPC

Publicado em: 12.07.2006 16:19