UFPA entra no cenário nacional do saneamento básico com aprovação de projeto
O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Universidade Federal do Pará (UFPA), aprovou um projeto no maior Programa de Pesquisa em Saneamento Básico da América Latina (PROSAB). Os pesquisadores do Grupo de estudos em Gerenciamento de Águas e Reuso de Efluentes vai trabalhar na avaliação do tratamento de efluentes visando seu reuso em floricultura e sua adequação à resolução 357 do Conama.
Segundo a coordenadora do projeto, a dra. Luiza Girard Machado, a idéia é “desenvolver tecnologia de tratamento de águas residuárias domésticas de baixo custo implantação e operação, e avaliar a potencialidade de reuso do esgoto tratado para fertirrigação e hidroponia com flores tropicais”. O campus experimental deverá ser implantado no Campus básico Guamá da UFPA e conta com parceria técnica da EMBRAPA, POEMA/NUMA e CEFET.
Com a aprovação desse projeto, a UFPA entra para o cenário nacional do saneamento básico, sendo a única instituição que representará a região Amazônica.
Financiado pela FINEP, CEF e CNPQ, MCT e ABES, o objetivo geral do PROSAB é desenvolver e aperfeiçoar tecnologias nas áreas de águas de abastecimento, águas residuárias e resíduos sólidos que sejam de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção e que resultem na melhoria das condições de vida da população brasileira, especialmente os grupos menos favorecidos.
Texto e Foto: POEMA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária