Rede de esgoto é tema de livro lançado pela UFPA

O Grupo de Pesquisa em Hidráulica e Saneamento (GPHS) acaba de lançar livro com temática inédita na região. O livro: “Rede Coletora de Esgoto Sanitário: projeto, construção e operação” de autoria de José Almir Rodrigues Pereira, professor do Centro Tecnológico da  Universidade Federal do Pará; e de Jaqueline Maria Soares, professora do Centro Federal de Educação Tecnológica e pesquisadora do CNPq, além de pioneiro no desenvolvimento do tema na região vem somar à escassa literatura sobre redes coletoras de esgoto no país.
   A questão ambiental é relativamente nova. Não faz muito tempo que os cientistas e pesquisadores se voltaram para as pesquisas em tecnologia voltadas para o benefício do meio-ambiente, e dentro desta temática a questão do saneamento apenas agora começou a ganhar destaque. “Ao contrário de rede de tratamento, que tem muitas obras sobre o assunto, a literatura sobre redes coletoras de esgoto é bastante escassa no Brasil. Ao todo são menos de dez livros” diz José Almir Rodrigues Pereira. O GPHS atentou para a falta de literatura a respeito há cerca de dois anos, quando uma aluna de Engenharia Sanitária da UFPA desenvolveu uma pesquisa sobre esse tema e encontrou dificuldades quanto a material bibliográfico e de pesquisa. “O livro não apenas surge com o propósito de consulta e pesquisa, ele será somado às grades curriculares e passará a ser utilizado nos cursos técnicos e de graduação sobre saneamento”.
   O livro apresenta um exemplo prático de uma rede de esgoto com uma planilha que apresenta todos os cálculos de dimensionamento e, detalhadamente, apresenta todos os processos de construção, operação e manutenção destas redes. O livro sediferencia das demais obras do gênero por procurar aliar os conhecimentos da prática com os da teoria. “Senti que muitos alunos da universidade tinham uma deficiência da parte prática, que havia muito enfoque na parte teórica, em seus cursos, mas pouco na parte prática. Então resolvi aplicar os conhecimentos da teoria ao lado da prática no livro, para que, em parte, essa deficiência fosse sanada”. José Almir cita também que esse enfoque técnico/prático também é interessante para os profissionais que já lidam com este trabalho mas que lidam com a prática muito distanciada da teoria, “há muitos profissionais que conhecem esses cálculos e processos, mas que não sabem exatamente o  que eles significam, porque são utilizados dessa forma. Por isso o  livro visa dar embasamento a alunos e profissionais envolvidos com
saneamento urbano”.
   A obra é um lançamento do Núcleo de Meio Ambiente e da Editora da Universidade Federal do Pará, tem o prefácio escrito pelo atual secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado do Pará, Haroldo Bezerra e sua orelha foi escrita por Luís Otávio Mota Pereira, secretário de Saneamento de Belém. O livro tem 296 páginas e custa R$ 35.

Texto: Taion Almeida

Publicado em: 13.07.2006 15:43