Livro traz artigos sobre pesca estuarina e marinha

A atividade pesqueira é uma das mais antigas práticas dos povos do litoral brasileiro, sendo responsável pelo fornecimento de proteína animal na alimentação e  fonte de renda para uma importante parcela da população. Considerando isso, o livro “A pesca marinha e estuarina do Brasil no início do século XXI: recursos, tecnologias, aspectos socioeconômicos e institucionais”, é uma coletânea de artigos que apresenta um vasto conhecimento sobre as características da pesca estuarina e marinha do litoral brasileiro nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão e Pará. O livro foi lançado no mês passado pela Editora da Universidade Federal do Pará
   O objetivo da obra é contribuir para que se aumente a consciência sobre o valor dos nossos recursos pesqueiros e da necessidade de um manejo adequado dos mesmos. Os artigos representam o resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores do Projeto de Uso e Apropriação de Recursos Costeiros (RECOS), vinculado ao Programa Institutos do Milênio, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). No Pará, o Grupo Temático Modelo Gerencial da Pesca, responsável pela elaboração do livro, é coordenado pela professora Victória Isaac, do Laboratório de Biologia Pesqueira da UFPA.
   No livro, destacam-se as informações sobre as espécies exploradas comercialmente, produção total, variação com a época do ano e padrões de distribuição geográfica das capturas. Além de informações sobre a arte da pesca, a caracterização da frota de barcos e descrição do esforço pesqueiro (número de pescadores e barcos), os artigos também trazem aspectos sociais, econômicos, políticas públicas, ordenamento e manejo das pescarias de cada estado participante da pesquisa. Segundo os elaboradores do projeto, o livro será de grande interesse para docentes e alunos das áreas de oceanografia, engenharia de pesca, ciências ambientais, economia, biologia, geografia, ciências sociais, antropologia e ciências jurídicas. Também é indicado para empresas de pesca, empresas de exploração de petróleo, empresas de consultoria ambiental e organizações não-governamentais.
   O livro poderá ser encontrado na Editora da UFPA, que fica na Rua Augusto Côrrea, nº 01, Campus Universitário do Guamá.

Texto: Bruno Magno

Publicado em: 18.07.2006 17:52