Atletas da UFPA participam da Olimpíada Universitária Brasileira

Expectativa para repetir o desempenho do ano passado. Esse era o sentimento que tomava conta dos estudantes da Universidade Federal do Pará, que vão participar da Olimpíada Universitária Brasileira - JUB’s 2006, que será realizada em Brasília, de 22 a 29 de julho reunindo mais de 2.000 estudantes, de 215 instituições de ensino superior de todo o país. A UFPA participa com  41 estudantes, que disputarão as modalidades de vôlei masculino, basquete masculino e feminino, além de natação, também nas categorias masculino e feminino. Os estudantes embarcaram nesta quinta-feira, 20, rumo à Brasília e devem chegar no sábado, dia 22.
   O título de campeã geral dos Jogos Universitários Paraenses (JUP’s) deu o direito à UFPA de levar a maior delegação do estado, nas modalidades de basquete, vôlei e natação. Serão 10 estudantes no vôlei masculino, 10 no basquete feminino, 12 no basquete masculino e 9 na natação. Segundo Biratan Palmeira, professor de Educação Física da UFPA e treinador do time de vôlei, os atletas estão preparados e treinaram bastante para a competição. “Eles ganharam todas as partidas no JUP’s e treinaram muito forte”, afirma. A idéia é que a equipe possa subir da 1ª divisão para a equipe especial.
   De acordo com o professor Christian Costa, chefe do departamento de Educação Física e coordenador da delegação, o objetivo maior da ida aos jogos é incentivar a prática esportiva na UFPA. Ele disse que vários programas vêm sendo desenvolvidos com este intuito, como o torneio dos calouros, por exemplo. Destacou ainda que nos jogos de 2005, a Universidade ficou entre as 10 melhores instituições do país, o que é uma vitória, pois concorreu com várias universidades particulares que dão melhor infra-estrutura aos seus atletas.  Para a estudante de Medicina Marjorie Neves, que vai competir na modalidade de basquete, os atletas de instituições públicas passam por várias dificuldades para se preparar, mas isso não tira a vontade de competir e vencer, disse ela, que vai participar pela quinta vez dos jogos. O estudante de Meteorologia Alex Augusto, atleta do vôlei, está confiante, pois nas seletivas o time passou invicto e está bem treinado. “Acredito que vamos fazer um excelente trabalho. Temos atletas aqui que jogam em grandes clubes de Belém. Treinamos bastante”, conclui.
   A realização da competição é uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). O objetivo da parceria é reestruturar o esporte universitário brasileiro, incentivando a descoberta de novos atletas. O JUB’s já contou com a participação de renomados atletas brasileiros, tais como Hortência Macari (basquete) e Robson Caetano (atletismo), comprovando a importância da realização deste tipo de competição.

Texto: Bruno Magno

Publicado em: 21.07.2006 11:12