Amazônia, Desafio Nacional, é o tema da SBPC em 2007

Amazônia, Desafio Nacional. Este será o tema da próxima reunião Anual  da SBPC que terá sua sede no campus da Universidade Federal do Pará,  em Belém, e com atividades espalhadas pelas universidades da região. O anúncio foi feito no último final de semana, por Ênnio Candoti, presidente da  SBPC durante coletiva com a imprensa em que ele fez um balanço da  Anual deste ano realizada em Florianópolis, Santa Catarina.
   "Este tema revela uma postura clara que a Amazônia não é uma questão  regional, mas sim nacional pela sua diversidade e dimensões e multiplicidades de agentes que devem participar dos desafios que ela  nos coloca" afirmou Candotti que anunciou encontros em toda região  para divulgar a Anual de 2007. “Estaremos realizando encontros  regionais em todos os estados da Amazônia. Queremos explorar a  oportunidade que surgiu nesta reunião de utilizar a internet para  divulgar mais o evento e mobilizar as comunidades para questões de ciência para a região sempre tratando como uma questão nacional e não  local”, afirmou.
   O presidente da SBPC ainda ressaltou a importância da reunião em Florianópolis. Esta foi mais uma reunião que se somou a estórias das  reuniões em que todas trazem elementos novos e esta teve algumas  novidades para ficar tanto para a Universidade de Santa Catarina quanto para a SBPC. Não se tem notícia na estória das universidades em  que um auditório para 1.600 lugares receba mais de dois mil jovens em  silencio acompanhando conferências de um Aziz Ab'Saber (USP) e da  Marilena Chauí.
   A Reunião Anual da SBPC, considerada o maior evento científico da América Latina, também produzirá um dossiê com o balanço e metas para  as áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação que será  encaminhado a todos os candidatos à presidência da República. Uma das  metas que apresentamos é para a criação de um fundo abastecido com 10% do valor do lucro dos bancos a ser destinado para educação, ciência e divulgação científica. São cerca de 4 milhões de reais que com certeza farão diferença, afirmou.
   O 58º encontro da SBPC ocorreu de 16 a 22 de julho no campus da UFSC, em Florianópolis, tendo como tema SBPC&T  Semeando  Interdisciplinariedade, lembrando a constante relação entre as  ciências. Segundo a avaliação dos organizadores, cerca de 15 mil  pessoas participaram das mais de 300 atividades divididas  principalmente em conferências, debates e mesas redondas realizadas em  torno de 30 temas.
Publicado em: 26.07.2006 15:55