Especialistas em educação do Pará vão para Guiné Bissau
Brasil enviará dois especialistas em educação do Pará para Guné-Bissau, como parte de uma parceria entre Unicef, o Ministério da Educação Nacional e do Ensino Superior (Menes) daquele País e a Universidade Federal do Pará. A indicação destes especialistas partiu do escritório do Unicef de Belém (PA), que identificou dois consultores, ambos do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará. O professor Salomão Hage segue em agosto e a professora Jacqueline Serra Freire chegará ao país africano já neste final de semana. Eles ficarão durante dois meses em Guiné Bissau desenvolvendo estratégias de formação do quadro de professores no País.
Apenas 41% das crianças de Guiné Bissau em idade escolar têm acesso à escola, 18% de crianças abandonam a escola antes de completarem o ciclo fundamental e a taxa de repetência é de 15,5%. Cerca de 60% dos efetivos de professores não têm a qualificação requerida para transmitir os conhecimentos programados para as crianças do ensino básico. A massificação do ensino aumentou a procura sem que no entanto as duas escolas de formação de professores existentes fossem capazes de colocar no mercado de trabalho professores diplomados em numero e em qualidade.
O quadro de cooperação Guiné-Bissau – Unicef prevê apoio para a melhoria de qualidade do ensino através de: a) o nivelamento acadêmico dos professores primários; b) a implementação de um programa de formação em exercício; e c) o reforço de capacidades dos técnicos (formadores de formadores e inspectores escolares) - em matéria da abordagem direito e gênero, direitos da criança e da mulher, proteção e gestão participativa da escola.
O Governo da Guiné-Bissau, através do Ministério de Educação Nacional e do Ensino Superior e o Unicef acordaram iniciar um processo de melhoria da qualidade do ensino através da formação contínua dos professores primários cujo corpo é constituído por cerca de 60% de não diplomados e de 40% com necessidade premente de reciclagem.
A consultora deverá apoiar o MENES na criação de um quadro propício ao desenho, planejamento, organização e implementação de um programa nacional que tem por meta, num período de três anos, elevar ao nível de conhecimentos da língua portuguesa, matemática, ciências integradas, e desenvolver competências pedagógicas de 2.228 professores não diplomados que lecionam na Rede Publica da Educação da Guiné-Bissau.
Texto: Unicef/ Escritório Zonal de Belém
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária