Seminário marca inauguração do Centro de Design da Amazônia

O seminário “Design Amazônia – Cenário Contemporâneo do Desenho Brasileiro”, de 08 a 11 de agosto, no Sebrae, em Belém, vai reunir os principais nomes do design nacional. Durante o evento, empresários, estudantes e profissionais da área vão ter contato com as novidades do design no Brasil. Na programação, palestras e oficinas de designers de renome nacional como Irmãos Campana, Camila Fix e Filomena Pardon. O Seminário marca a inauguração do Centro de Design da Amazônia (CDA) - uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Pará) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Pará. Também são parceiros do CDA, a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Universidade da Amazônia (Unama).

Na pauta de discussões do seminário, assuntos relacionados aos serviços que vão ser prestados no Centro, como design estratégico, assunto que destaca a importância do design para a competitividade das empresas; Design e artesanato, que evidenciará o papel do miriti no desenvolvimento dessa área no Pará; e casos de sucesso de empresas como Natura e Tramontina, nas quais o design foi utilizado como meio de valorização de produtos.

Com o CDA, empresas paraenses poderão utilizar serviços, projetos e consultorias cujo objetivo é agregar valor aos produtos paraenses nos setores de móveis, embalagem, design gráfico e artesanato, e, assim, potencializar a comercialização desses produtos.

O diretor administrativo do Senai Pará, Dário Lemos, acredita que o CDA vai mudar a visão dos empresários sobre a importância do investimento em design. “O Senai vai cumprir mais um objetivo, o de incentivar a aplicação de novas tecnologias que possam contribuir para a inovação da indústria paraense”.

O coordenador do Centro de Design da Amazônia, Márcio Pereira, explica que as consultorias serão feitas a partir da necessidade apresentadas pelas empresas. “Os designers do CDA irão até a empresa para identificar as oportunidades em design associadas às tendências de mercado. A partir dessa análise, serão feitos os projetos para a implantação”, observa o coordenador.

As inscrições para o Seminário estão abertas. A entrada das palestras é franca e as inscrições para as oficinas custam R$ 20,00. Confira a programação:
PALESTRAS
Dia 09/08/2006
18h - Ângela Carvalho/Design Estratégico - Como tornar sua empresa mais competitiva
19h - Camila Fix/Escritório Índio da Costa - Design para produção em larga escala
20h - Mesa Redonda: Ângela Carvalho, Camila Fix e Geraldo Pougy/Mediador: Carlos Alcantarino - Importância e sustentabilidade dos Centros de Design
Dia 10/08/2006
18h - Giovanni Vannucchi/Oz Design – Branding: Construção e Gestão de Marcas e Apresentação de Cases
19h - Filomena Padron/Natura - Linguagem como instrumento de construção de marca: Case Natura
20h - Mesa Redonda: Tramontina e Natura/Mediadora: Maria Helena Estrada - O “efeito” design nos resultados de sua empresa
Dia 11/08/2006
18h - Adélia Borges - Design e Artesanato - Uma união desejável
19h - Fernando e Humberto (Irmãos Campana) - Trabalhos e pensamentos dos premiados designers
OFICINAS
Dia 09/08/2006
9h - Leonardo Tomé/Holos Design - Desenvolvimento de Brinde
Dia 10/08/2006
9h - Leonardo Tomé/Holos Design - Desenvolvimento de embalagem artesanal utilizando papel reciclado e miriti.

Serviço:
Centro de Design da Amazônia