Espetáculo do Auto do Círio 2006 é cancelado

O projeto Auto do Círio não será realizado este ano. O cortejo  de rua que tradicionalmente acontece na noite da  sexta-feira que antecede o domingo do Círio de Nazaré foi cancelado em função da falta de apoio que viabilizasse financeiramente o espetáculo que alcançou projeção nacional nos últimos anos.

A comunicação foi feita na tarde desta sexta-feira, 15, pela  coordenação do Auto, no Instituto de Ciência da Arte da UFPA.

Criado em 1993, o espetáculo do Auto do Círio transformou-se em uma singular tradição dos artistas em homenagem à padroeira dos paraenses. Como fenômeno cênico, incorporou-se ao calendário litúrgico-cultural de forma consagradora. No ano passado  o público presente foi calculado em 10 mil pessoas.

Em 2004, o Auto do Círio foi registrado pelo IPHAN como Bem Imaterial da Humanidade atrelado ao Círio de Nazaré, confirmando o seu reconhecimento pela crescente aceitação popular, adesão de artistas nacionais, como ritual artístico urbano  que comunga a fé, a devoção e a arte popular.

Assessoria de Imprensa da UFPA

Publicado em: 15.09.2006 19:32