Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

UFPA lança Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia

         Foi lançado ontem (10) durante solenidade realizada no Centro de Capacitação da UFPA, o Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia. Vinculado ao projeto Pró-Defesa, o objetivo do Observatório é criar um suporte acadêmico para o desenvolvimento do ensino e pesquisa voltados para a temática da defesa nacional da Amazônia. O lançamento contou com a participação de Celso Castro, coordenador nacional do Pró-Defesa e autor do livro “Amazônia e Defesa Nacional”.
  De acordo com o professor Durbens Nascimento, coordenador do projeto na UFPA, o Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia vai procurar incentivar a pesquisa acadêmica sobre  políticas de defesa nacional. Vinculado ao Departamento de Ciência Política da UFPA, o Observatório tem como  uma das metas priorizar o ensino da pós-graduação oferecendo bolsas de mestrado e doutorado na área de defesa nacional. Ele conta que na UFPA já existe um mestrando e que futuramente novas bolsas de estudos estarão disponíveis.
 Celso Castro, coordenador nacional do Pó-Defesa, disse que ainda há um déficit muito grande de trabalhos em relação à temática no país. Ele espera que o projeto possa interessar os estudantes, pois considera de fundamental importância pensar na segurança da Amazônia.
    O Pró-Defesa  teve início em dezembro de 2005, por meio de um edital  lançado pela Capes em parceria com o Ministério da Defesa  para incentivar a pesquisa em ciência e tecnologia nas áreas da defesa e segurança nacional.  A expectativa é que haja contribuição das instituições de ensino superior na formulação de propostas de defesa estratégica para o país.
Estiveram presentes no lançamento, a professora Edna Castro, coordenadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos; professora Luzia Miranda, chefe do Departamento de Ciência Política; Gilberto Rocha, coordenador do Núcleo de Meio Ambiente; Roberto Natrobt, coronel da 8ª Região Militar; e o professor Armim Mathis, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável – NAEA.

Publicado em: 11.08.2006 08:44