Exame de Português para Estrangeiros inicia inscrições

A exemplo de outros países, o Brasil já possui um exame de proficiência da Língua Portuguesa para estrangeiros. O exame, cujo certificado é outorgado pelo MEC, habilita estrangeiros a desenvolver atividades oficiais no Brasil e tem sido cada vez mais exigido, desde sua criação em 95, por instituições nacionais, notadamente as universidades, conselhos regionais e empresas.
 Trata-se de iniciativa estratégica há muito adotada em outros países com muito sucesso, a exemplo do TOEFL nos EUA e do Nancy na França. No Brasil, passa a ser medida de grande importância e urgência, no sentido de estimular o ensino da nossa língua e cultura para estrangeiros, promovendo sua divulgação, valorização, preservação e assegurando a identidade e a soberania da nação.
 O exame é aplicado duas vezes anualmente (maio e outubro) em vários postos do Brasil e do exterior, sendo que, a partir deste semestre, também passará a ser aplicado regularmente na UFPA, onde já existem estudos para o desenvolvimento de cursos de Português para estrangeiros, inclusive na modalidade a distância. Podem inscrever-se estrangeiros, com idade mínima de 16 anos e escolaridade equivalente ao ensino fundamental, que queiram desenvolver atividades profissionais na região, ou mesmo os que visem apenas testar e aumentar seu nível de proficiência na língua portuguesa através de atividades comunicativas.
 As inscrições para o próximo exame serão feitas pela internet (www.mec.gov.br/sesu/celpe), de 15/08 a 30/09, e a confirmação será feita no posto local da UFPA (Campus Belém, Biblioteca Central / Informam), até 30/09. Maiores esclarecimentos na página da UFPA (www.ufpa.br , link do Celpe-Bras) ou através do e-mail celpe-bras@ufpa.br.

Publicado em: 14.08.2006 09:37