Barros Barreto completa 47 anos de importantes serviços a população

Com duas grandes obras em andamento - a construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e da Unidade de Diagnóstico de Meningite -, o Hospital Universitário João de Barros Barreto, completa nesta terça-feira (15), 47 anos de funcionamento e importantes serviços prestados à população paraense. Hoje, como Hospital de Ensino pertencente à Universidade Federal do Pará (UFPA), o HUJBB tem a missão de prestar assistência à saúde da população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e atuar na área de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O HUJBB tem como diretor o médico Luiz Moraes, vice-diretor o médico Maurício Bezerra, coordenadora assistencial a médica Roselis Gonçalves, coordenador de Recursos Humanos o psicólogo Paulo de Tarso de Oliveira,   coordenador administrativo o médico Raimundo Maués, e como coordenadora de Atividades Acadêmicas a médica Rita Medeiros. O Núcleo de Planejamento é coordenado pelo médico Eliseu Paes Marques, com assessoria da administradora Ana Vicentina Santiago.
Com a denominação de Sanatório de Belém, a instituição começou a funcionar em 15 de agosto de 1959, com a admissão de 16 pacientes transferidos do Hospital Domingos Freire, que ficava no mesmo terreno do HUJBB e atendia pacientes portadores de tuberculose. O Sanatório fazia parte de um programa de construção de leitos para hospitalização de doentes de tuberculose, elaborado pelo Ministério da Educação e Saúde, por meio do seu Departamento Nacional de Saúde, que tinha à frente o sanitarista João de Barros Barreto, cujo nome foi dado, mais tarde, ao Sanatório.
Embora tenha começado com assistência voltada apenas para o tratamento de pacientes portadores de tuberculose, o Barros Barreto cresceu e evoluiu e hoje é considerado um dos principais serviços de saúde do Estado do Pará e Região Norte, sendo referência regional em Pneumologia e Infectologia, estadual em Endocrinologia e Diabetes, e Referência Nacional em AIDS.
Até outubro de 2006, deverá estar concluída a primeira fase da obra de construção da Unacon, viabilizada por um protocolo de mútua cooperação com o Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria Executiva de Saúde Pública (Sespa), Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e UFPA. A Unacon será implantada por meio do Projeto Expande, desenvolvido pelo Inca, assegurando infra-estrutura hospitalar, equipamentos e capacitação de recursos humanos de forma a garantir a assistência integral ao paciente de câncer.
Apesar de não ser referência em atendimento de pacientes portadores de câncer, o HUJBB, há mais de dez anos, vem se efetivando como Serviço de Cirurgia Oncológica, principalmente devido à grande demanda de pacientes que chegam ao hospital motivados pela carência desse tipo de serviço no Pará.
Quando entrar em funcionamento, a Unacon deverá contar com  Ambulatório de Especialidades Clínicas e Cirúrgicas de Referência para a rede do SUS, Diagnóstico, Estadiamento e Seguimento dos Pacientes com Neoplasias, Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Radioterapia, Suporte Oncológico com Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Farmácia, Hemoterapia, Pronto Atendimento para as Emergências Oncológicas dos pacientes matriculados no hospital; Reabilitação e Cuidados Paliativos.
Em parceria com a Sespa, o HUJBB também está construindo a Unidade de Diagnóstico de Meningite, que assumirá o serviço de diagnóstico dos casos suspeitos de meningite, que hoje são encaminhados para a Unidade Básica da Pedreira, onde o serviço, provavelmente, será desativado.

Assistência, Ensino e Pesquisa

Como Hospital de Ensino, o HUJBB respeita o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; oferece Internato em Medicina, dispõe de Programas de Residência Médica, assegura acompanhamento docente para os estudantes de graduação; desenvolve atividades de pesquisa; possui instalações adequadas ao ensino; dispõe de biblioteca atualizada e especializada na área da saúde; é participante ativo do Pólo de Educação Permanente em Saúde e participa das políticas prioritárias do SUS,  assegurando  assistência médica integral, geral e especializada ao paciente na área por meio de atendimento ambulatorial e internação.
Com 300 leitos, 30 consultórios, quatro salas de cirurgia, três salas para cirurgia ambulatorial e uma Unidade de Terapia Intensiva, o HUJBB oferece consultas e internação em diversas especialidades, como Clínica Médica, Pneumologia, Infectologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Neurologia e Urologia.
Além das especialidades médicas, os pacientes do HUJBB contam, conforme necessidade, com serviços de Psicologia, Assistência Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Agência Transfusional.
Para todas essas atividades, o HUJBB conta com excelentes Serviços de Apoio Técnico como Farmácia, Nutrição e Dietética, Central de Material e Esterilização e Lavanderia, que são fundamentais para o bom funcionamento de todo o complexo hospitalar.
E realiza exames laboratoriais, diagnóstico por rádio-imagem, provas de funções respiratórias, exames endoscópicos e métodos gráficos. Os principais serviços oferecidos são: Exames de Análises Clínicas, Raios X, Ultra-sonografia, Eletrocardiograma, Litotripsia, Tomografia, Eletroencefalografia, Endoscopia e Histopatologia.
A programação alusiva ao 47º aniversário do HUJBB será realizada de 29 de agosto a 1º de setembro, com a IV Feira de Talentos do Servidor do HUJBB, Campanha de Vacinação dos Servidores, Campanha de Higienização das Mãos e Ciclo de Palestras abordando diversos temas de interesse da instituição, com ênfase à Humanização Hospitalar. Na oportunidade, será prestada uma homenagem à ex-diretora do HUJBB, Elisa Vianna Sá.

Texto: Roberta Vilanova (Assessoria Imprensa HUJBB)

Publicado em: 14.08.2006 15:09