IFNOPAP chega a Capanema.

Depois de Bragança, chegou a vez de Capanema receber o X Encontro do projeto IFNOPAP, iniciado no último dia 14.  A solenidade de abertura aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e atraiu uma platéia formada  por professores da rede municipal de Capanema. A próxima parada do encontro será em Castanhal, nos dias 18 e 19 de agosto.
 A Secretaria de Educação do município Eliane Leal, destacou a importância do evento para a cidade. “Os professores da rede municipal têm a oportunidade de  discutir ciência e adquirir novos conhecimentos com os professores da UFPA. De acordo com Eliane, as palestras e oficinas do IFNOPAP servirão de reciclagem, já que há muito tempo os professores do município não fazem  cursos de aperfeiçoamento.
 A professora Socorro Simões, coordenadora do encontro, falou da proposta do programa em levar conhecimento para os professores do interior do Estado. Segundo Socorro, esse é o verdadeiro compromisso da Universidade, pois ela deve levar a produção cientifica gerada na academia para a comunidade.
 Os professores de Capanema inscritos no encontro participam de oficinas sobre As  perspectivas para o ensino da Biologia; O ensino de Ciências e a utilização de Recursos Didáticos Regionais e Saúde pública na Amazônia.

Bragança -  mais de 150 pessoas entre professores e estudantes da rede pública de Bragança  participaram das oficinas do X Encontro do projeto Ifnopap, iniciadas na segunda-feira. As oficinas foram sediadas na escola Escola Professora J. S. Martins (Maricotinha) e ministradas por professores dos campi de Belém e Bragança.  Para a professora Flávia Santos, que trabalha com a educação de jovens e adultos em Bragança (EJA), a oficina de Noções de Informática possibilitou contato com os  novos softwares. “Como não temos cursos de aperfeiçoamento, as oficinas são  uma ótima saída para atualizar os nossos conhecimentos” disse

Brincar para aprender - O curso de Ciências Biológicas da UFPA trouxe para o Projeto IFNOPAP a oficina “Teatro de Fantoches: uma forma lúdica de aprendizagem”. A iniciativa integra o Projeto Educa Mundo cuja proposta é conceber novos meios de aprendizagem para o ensino fundamental, auxiliando os educadores a fazer com que os alunos possam vivenciar a informação ao invés de decorá-la”,  O projeto  começou como um trabalho de uma das disciplinas do curso  e se desenvolveu por meio  do esforço dos estudantes Ivan Barbosa, Klícia Cunha, Marcelo Pureza, Márcia Ferreira e Renata Barbosa, todos alunos da universidade. “A idéia  é  mostrar temas ligados à ciência e desmistificando,  por exemplo o conceito de bactérias, que muitas vezes é mostrado como  prejudicial, no entanto existem aquelas que fazem bem à saúde. explica Renata Barbosa.
O grupo de alunos do CB envolvidos no projeto trabalha periodicamente quando é convidado a freqüentar escolas públicas ou comunidades carentes, mas se ressente de apoio para a manutenção do projeto.

Texto: Bruno Magno e Leila Negrão (estagiários  de Comunicação Social/UFPA)

Publicado em: 17.08.2006 16:00