Fronteira(s) na Amazônia: 40 anos de diálogo com Otávio Velho

Fronteira(s) na Amazônia: 40 anos de diálogo com Otávio Velho  é o seminário que  os Programas de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, Ciências Sociais, Saúde e Sociedade e Endemias na Amazônia e Direito da Universidade Federal do Pará, promovem no período de 21 a 24 de agosto nos campi de Belém e de Marabá
A contribuição do professor Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho para as Ciências Sociais no Brasil é reconhecida como uma das mais significativas por todos os que tiveram a oportunidade de acessar os seus trabalhos e partilhar de suas reflexões. Graduado em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964), com mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) , doutorado em Sociology pela University of Manchester (1973) e pós-doutorado pela Stanford University (1981) é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui vasta folha de serviços prestados a instituições nacionais e internacionais com  experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Religião. Para os estudiosos do campesinato e capitalismo na Amazônia seus trabalhos são leitura obrigatória.
A programação do seminário será desenvolvida em Belém nos dias 21 e 22, com abertura no Centro de Capacitação, às 9h.  Nos dias 23 e 24, Otávio Velho visita o sul e suldeste do Pará, e participa de mesas redondas no campus de Marabá. Confira abaixo a programação.

UFPA: Campus Belém

Local: Centro de Capacitação
21.08.2006 – 9h O que mudou e o que ficou nesses quarenta anos: impressões de viagem Conferencista: Otávio Guilherme Velho (MN/UFRJ) Comentarista: Alex Fiúza de Mello (PPGCS/UFPA)

21.08.2006
– 15h Mesa Redonda Em tempo de fronteira(s): 40 anos de leituras
Delma Pessanha Neves (PPGAS/UFF) – Campesinatos, configurações políticas e imaginários, Rosa Elizabeth Acevedo Marin (NAEA/UFPA) Otávio Velho: leituras na produção do NAEA e Jean Hebette (PPGCS/UFPA) Fronteiras brasileiras: várias abordagens, várias categorias de análise na segunda metade do século XX  Coordenador: José Heder Benatti (PPGD/UFPA)

22.08.2006
–  9h Mesa Redonda Revisitando a fronteira: registros e análises Gutemberg Armando Diniz Guerra (MAFDS/UFPA) Personagens e agentes na frente de expansão, Jane Felipe Beltrão (PPGCS/UFPA) –  Sociedades Indígenas na fronteira em movimento e Raymundo Heraldo Maués (PPGCS/UFPA) – Colonialismo interno, fronteira, campesinato e a mudança de paradigma na antropologia brasileira Coordenadora: Delma Pessanha Neves

22.08.2006
– 15h Conversa Diálogo com autor: Otávio Velho Coordenadores: Raymundo Heraldo Maués (PPGCS/UFPA) Gutemberg Armando Diniz Guerra (MAFDS/UFPA) nas décadas de 60 e 70 do século XX

UFPA: Campus Sul e Sudeste do Pará  -Marabá Campus I

23.08.2006
– 9h  Mesa Redonda: Diálogos com Otávio Velho na/sobre as fronteiras amazônicas  Participantes:  Fernando Michelotti (LASAT/UFPA) – Pensando o território em parceria: Lasat/UFPA e movimentos sociais do campo na construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Sudeste Paraense Debatedor: Otávio Guilherme Velho (MN/UFRJ) Coordenadora: Luiza Mastop-Lima (LASAT/UFPA)

23.08.2006
– 15h Mesa Redonda Crônicas da fronteira Delma Pessanha Neves (PPGAS/UFF) –  Campesinatos, configurações políticas e imaginários ,
Raymundo Heraldo Maués (PPGCS/UFPA) – Colonialismo interno, fronteira, campesinato e a mudança de paradigma na antropologia brasileira nas décadas de 60 e 70 do século XX e Jane Felipe Beltrão (PPGCS/UFPA) –  Sociedades Indígenas na fronteira em movimento Coordenadora: Lívia Navegantes (LASAT/UFPA).
24.08.2006 -  Durante todo o dia  Visitas de campo (Transamazônica, Assentamentos e São Domingos do Araguaia)

Publicado em: 18.08.2006 08:52