Medicina deve rever projeto pedagógico

O Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consep) da Universidade Federal do Pará recomendou ao colegiado do curso de Medicina que as atividades curriculares eletivas obrigatórias passem a ter caráter de optativas. Os alunos do último ano do curso protestaram na reunião do Consep hoje pela manhã contra a obrigatoriedade de cumprir mais 240 horas de atividades além do período de seis anos regulares. Com a transformação dessas atividades em optativas, os alunos não precisam concluí-las para receber o diploma. As atividades eletivas são de temas complementares que não compõe a parte estrutural do currículo do curso de Medicina, portanto não haverá prejuízo na formação profissional dos alunos da UFPA. O Ministério da Educação institui que um curso de Medicina deve ter no mínimo 7200 horas. O curso da UFPA possui mais de 9000 horas de conteúdos.
   A obrigatoriedade dessas atividades consta do novo projeto pedagógico implantado em 2001 e foi mantida pelo colegiado por força de uma resolução do Consep. No entanto não foi possível fazer a oferta desses conteúdos aos alunos da turma de formandos antes do internato. O Consep considerou que deve ser instituído um processo de avaliação do currículo para detectar pontos de fragilidade como esse e procurar corrigí-los.
Publicado em: 18.08.2006 17:02