Cooperação entre a América Latina e a União Européia

A Assessoria de Assuntos Nacionais e Internacionais da UFPA, (ARNI) lança nesta sexta-feira dia 25 de agosto às 18:30 horas, no Instituto de Ciências da Arte da UFPA – ICA (antigo Núcleo de Arte), o “Guia de Cooperação entre a União Européia e a América Latina”, de co-autoria da Profa. Dra. Leda Rouquayrol-Guillemette. Antecedendo o evento, será realizado um seminário sobre “Os Mecanismos de Cooperação entre a União Européia e a América Latina”, ministrado pela Profa. Leda, no mesmo dia e local, no horário de 15 às 18 horas.

O guia sobre a cooperação entre a União Européia e a América Latina é uma publicação que apresenta os três eixos principais para a política exterior da União Européia: a cooperação para o desenvolvimento sustentável, as relações políticas e as relações econômicas, e quer, ao mesmo tempo, mostrar as possibilidades abertas pelos programas de cooperação da União Européia. Lançado agora pela primeira vez na versão em português, o Guia sobre a Cooperação entre a União Européia e a América Latina será disponibilizado aos convidados, durante o lançamento.

Os projetos financiados pela União Européia na América Latina, no âmbito da cooperação financeira e técnica, são relativos aos seguintes setores: meio ambiente e desenvolvimento rural, apoio às instituições, setor privado, educação, populações desfavorecidas, estado de direito e integração regional, bem como aqueles que têm um papel determinantes para a promoção do desenvolvimento econômico e, principalmente, o reforço do comércio intra-regional. A União Européia demonstra um interesse de apoio aos esforços de democratização, integração econômica, preservação do meio ambiente e eliminação das desigualdades sociais.

A Profa. Dra. Leda Rouquayrol-Guillemette, é brasileira leciona na Faculdade de Assuntos Internacionales da Universidade de LeHavre, França. Trabalhou como enviada especial do Governo Francês junto à Comissão Européia, tendo atuado, precisamente no órgão relativo à gestão da ajuda externa à América Latina.

Publicado em: 22.08.2006 08:45