Inscrições ao Enade 2006

As Instituições de Educação Superior (IES) do país têm até 31 de agosto para encaminharem ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) o cadastro de estudantes habilitados a participarem do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2006. Os inscritos devem ser ingressantes (cumpridos de 7 a 22% da carga horária mínima) e concluintes (pelo menos 80% da carga horária mínima, ou todo aquele estudante que se encontre na condição de possível concluinte no ano letivo de 2006) dos cursos que serão avaliados nesta terceira edição do exame.   Na UFPA serão avaliados 10 cursos: administração, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, direito, música, psicologia e turismo.

Cabe também às IES divulgar amplamente, a seus próprios alunos, a lista de inscritos que constará do cadastro a ser enviado ao INEP, e este divulgará, até o dia 25 de setembro, a listagem completa dos selecionados para a participação no exame, e, até o dia 30 de outubro, os respectivos locais de provas. O estudante não selecionado na amostra poderá participar do Enade 2006 desde que a sua IES informe ao INEP, até o dia 4 de outubro, a lista dos alunos inscritos na situação de “não selecionados na amostragem definida”.

É de fundamental importância que os cadastros dos alunos estejam atualizados nas instituições para que as informações sejam repassadas corretamente ao INEP.  Na UFPA, a Atualização Cadastral pode ser feita através da página do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (www.ufpa.br/derca), onde o aluno também poderá obter várias outras informações acadêmicas de seu interesse,  afirma o Prof. Dr. Héliton Ribeiro Tavares, diretor do DERCA.

As provas do Enade 2006 serão aplicadas em mais de mil municípios, das 27 unidades da federação, no dia 12 de novembro, com início às 13 horas (horário de Brasília). Participará do exame uma amostra representativa de todos os ingressantes e concluintes de cada um dos cursos avaliados. A previsão é de que participem 906.950 estudantes (583.190 ingressantes e 323.760 concluintes), distribuídos por 7.833 cursos.

A aplicação da terceira edição do Enade completa o primeiro ciclo do exame, que, ao fim 2006, terá avaliado ingressantes e concluintes de cursos pertencentes a todas as áreas do conhecimento da educação superior brasileira. Este ano também se conclui o primeiro ciclo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no qual o Enade está contido, e que também avaliará todas as 2.367 IES cadastradas no Ministério da Educação, bem como seus respectivos cursos de graduação. Assim, já em 2007, o Sinaes terá traçado o retrato mais completo da história da educação superior no país.

É importante destacar que a participação no Enade, desde que o aluno seja selecionado pelo Inep, é obrigatória. Os faltosos que não apresentarem justificativas plausíveis, não poderão obter o diploma de conclusão em seus respectivos cursos de graduação. Ficam dispensados da participação os estudantes que colaram grau até o dia 18 de agosto e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de aplicação, em instituição conveniada com a sua Instituição de Educação Superior (IES) de origem.

Publicado em: 29.08.2006 08:36