Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Guia sobre a cooperação entre Europa e América Latina ajuda instituições a conseguir recursos

   A União Européia (UE) investe em média 450 milhões de euros, algo em torno de 1,2 bilhões de reais, por ano em programas e projetos desenvolvidos na América Latina. Esses recursos fazem parte do serviço de cooperação Europe Aid, que gerencia a ajuda européia a países em desenvolvimento de diversas regiões do planeta. Diferentemente do como atua o Fundo Monetário Internacional (FMI) e outras instituições similares que emprestam dinheiro a juros, o serviço de cooperação dos países europeus faz doações para projetos públicos ou privados que estimulem o desenvolvimento econômico e social sutentável de países subdesenvolvidos, como o Brasil.
   Para familiarizar as pessoas e instituições brasileiras a respeito dos mecanismos de cooperação entre estes dois blocos de países, foi lançado o Guia sobre a Cooperação União Européia – América Latina, versão em português. O livro é uma obra de referência para quem pretende obter recursos da UE para o financiamento de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, à redução da pobreza, à integração na economia mundial, ou à consolidação da democracia, do Estado de Direito, do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais nos países em desenvolvimento. O Guia já havia sido lançado em francês, inglês e espanhol. A versão em língua portuguesa é uma publicação conjunta do Centro de Estudos, Formação e Informação sobre a Cooperação América Latina e Europa (Ceficale) e Universidade Federal do Pará (UFPA), através da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI).
   Segundo a professora Leda Guillemette, autora do Guia, "existe uma demanda de conhecimento sobre o que é a Europa e União Européia. Mesmo na Europa há muita ignorância a respeito da UE". O livro traz informações que vão desde a formação do bloco de países europeus, sua relação com outros países e os documentos que regulam sua política exterior. Também faz um levantamento da situação atual da cooperação entre a UE e a América Latina e das perspectivas para o futuro dessa cooperação.
   A última reunião de cúpula entre a União Européia e América Latina na cidade de Guadalajara, no México, em 2002 impulsionou a cooperação estratégica no combate às desigualdades sociais, cujos índices latino-americanos figuram entre os piores do mundo. Como aponta o Guia, a preocupação dos países europeus com a desigualdade social na América Latina não é exclusivamente de cunho humanitário ou de justiça social. A redução da pobreza nesses países permitiria um aumento proporcional de mercado para as economias européias.
   O Guia explica como são distribuídos pelo mundo os recursos europeus para ajuda exterior. Do total de 7,5 bilhões de euros que a UE investe em outros países, cerca de 3,5 bilhões vão para os países da África, Caribe e Pacífico (grupo ACP). Os outros 4 bilhões são distribuídos a outras regiões do mundo, incluindo a América Latina. Os recursos são divididos entre os programas Geográficos e Temáticos. Os geográficos correspondem a uma região específica. No caso da América Latina, há sete programas regionais, entre os quais os programas Alfa e Alban, de cooperação no ensino superior. De acordo com o professor Alex Fiúza, reitor da UFPA, o lançamento do Guia é um passo para que se desenvolva, entre a Amazônia e a Europa, uma "relação mais sistemática, institucionalmente e academicamente".
   Há no livro também um detalhamento de como funciona o mecanismo de gestão dos projetos, desde os critérios para aprovação até a avaliação dos resultados. A professora Leda Guillemette incluiu nos anexos endereços na internet de documentos e outros de interesse para quem quer ingressar de alguma forma no universo da cooperação entre União Européia e América Latina. Um glossário das siglas, muito útil ao leitor, também é encontrado nos anexos.
   A professora Leda é brasileira, presidente do Ceficale e ministra cursos sobre cooperação no Institut des hautes Etudes de l'Amérique Latine da Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris III. Também é titular da Faculdade de Relações Internacionais da Universidade do Havre. De 2000 a 2003, ela esteve trabalhando junto à Comissão Européia na Direção América Latina, do serviço de cooperação Europe Aid. Em palestra a um auditório lotado no Instituto de Ciências da Arte da UFPA, ela apresentou um pouco do conteúdo do livro. Também deu dicas para quem quer ter seu projeto aprovado em uma das rubricas orçamentárias de cooperação exterior da UE. Ela assina a autoria do Guia juntamente com o jornalista e especialista em comunicação sobre a União Européia Santiago Villa. O Guia sobre a Cooperação União Européia – Améria Latina está disponível para download na página da ARNI (www.ufpa.br/arni).

Texto: Jones Santos

Publicado em: 01.09.2006 17:46