Pós-graduação em Psicologia exibe dvd com Hélio José Guilhardi

O Grupo de Pesquisa "Análise do Comportamento: História, Conceitos e Aplicações" (Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA)  exibe o DVD de entrevista com o Prof. Ms. Hélio José Guilhardi, nesta segunda-feira, às 16 horas, no auditório do CAPACIT (Campus Básico, UFPA). O filme integra a coletânea Pioneiros da Análise do Comportamento no Brasil, produzida pela Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC). A sessão dá continuidade à série que vem sendo exibida ao longo de 2006. O evento  é aberto ao público externo e conta com o apoio do CNPq. Entrevistam Hélio Guilhardi as Profas. Maria Luisa Guedes e Noreen Campbell de Aguirre

Hélio Guilhardi cursou o Mestrado em Psicologia Experimental na Universidade de São Paulo sob orientação da Profa. Dra. Maria Amélia Matos, obtendo o título de Mestre em 1975. Com uma sólida formação em análise experimental do comportamento e experiência com a aplicação dos princípios analítico-comportamentais em ambientes institucionais, Hélio passou a dedicar-se à atividade clínica ainda na década de 70. Desde então, vem desempenhando um papel de liderança no desenvolvimento das aplicações clínicas da análise do comportamento e na formação de analistas do comportamento e de terapeutas comportamentais. Foi docente da PUC-SP (1970-1986), e da PUC-Campinas (1980-1983). Fundou e dirige o Instituto de Análise do Comportamento de Campinas (IACCAMP) e o Instituto Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR), onde tem se dedicado à formação em análise do comportamento e terapia comportamental. Foi fundador e por três vezes (1996/1997, 2000/2001, e 2003/2004) Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC). À frente da ABPMC, Hélio promoveu o diálogo e uma interação excepcionalmente produtiva entre terapeutas comportamentais e pesquisadores acadêmicos em análise do comportamento, com impactos na produção de conhecimento e na difusão da análise do comportamento no Brasil. É autor de inúmeros trabalhos sobre princípios da análise do comportamento e suas aplicações clínicas, publicados sob a forma de livros, capítulos e artigos em periódicos científicos, com notável repercussão entre profissionais, docentes e alunos de análise do comportamento. Atualmente, além das atividades desenvolvidas junto ao IACCAMP e ao ITCR, Helio atua como docente colaborador do Curso de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e como Professor Visitante das Faculdades Salesianas de Vitória (ES).

Publicado em: 02.09.2006 14:35