Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Projetos contínuos da UFPA promovem o esporte na vida do discente

A prática do esporte é essencial para o desenvolvimento e a saúde do ser humano. Para alcançar esse objetivo, é necessário que instituições ajudem a promover e incentivar atletas, disponibilizando espaço físico adequado, bem como o acompanhamento sistematizado de professores de Educação Física. A Universidade Federal do Pará (UFPA) conta, atualmente, com vários projetos de extensão voltados ao incentivo dessas práticas do esporte. Saiba mais na segunda matéria do UFPA em Série – Esporte e Lazer.

“Promover o esporte na vida do discente, proporcionar qualidade de vida e representar a Instituição e o Estado do Pará nas competições nacionais”. Segundo explica a coordenadora de Esportes da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (PROEX), professora Célia Pereira, esses são os objetivos da política de esporte e lazer da Universidade.

O calendário anual de competições universitárias é pontuado, no primeiro semestre, pela realização da Liga do Desporto Universitário (LDU), um conjunto de competições formado por equipes representativas das Instituições de Ensino Superior (IES) que disputam os torneios locais, regionais e nacionais de jogos universitários. Participam da LDU estudantes de graduação e pós-graduação que compõem modalidades coletivas, como basquetebol, futsal, handebol e voleibol, tanto masculino quanto feminino. Há, ainda, as modalidades individuais, como judô, natação e xadrez.

Fases locais, regionais e nacionais – A primeira fase da competição ocorre em caráter regional, promovida e organizada pela Federação de Esporte Universitário do Pará (FEUP). É disputada por todas as IES de Belém, nas modalidades coletivas. A instituição campeã de cada modalidade assegura o direito de representar o Estado na LDU, na próxima fase.

A LDU Norte/Nordeste, fase seguinte, é disputada pelas IES campeãs de cada Estado dessas regiões. A seguir, a LDU fase nacional, promovida pela Confederação do Desporto Universitário (CBDU), é disputada pela equipe campeã e vice de cada região (Norte/Nordeste; Centro-Oeste; Sul/Sudeste), mais a IES da cidade sede e a IES campeã do ano anterior, totalizando oito instituições por modalidade.

O segundo semestre, por sua vez, é voltado à realização dos Jogos Universitários Paraenses (JUPS), disputado por todas as IES de Belém. A campeã de cada modalidade representa o Pará nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), caracterizado como a maior competição universitária do Brasil e é dividida em primeira, segunda e terceira divisões.

“As competições universitárias são importantes porque são capazes de promover a integração entre o corpo discente da UFPA, bem como fortalecer a identidade com nossa IFES (Instituições Federais de Ensino Superior)”, conta o coordenador geral dos projetos da Faculdade de Educação Física (FEF) e coordenador das atividades da Liga do Desporto Universitário, professor Douglas da Cunha Dias. Ainda segundo ele, ao proporcionarem uma prática sistematizada e orientada de exercícios físicos, o esporte contribui para a melhoria da qualidade de vida de seus praticantes.

Incentivo – Para tornar possível o treinamento e traslado das equipes na disputa das competições em outras regiões do País, a Proex apoia integralmente o projeto, por meio do Programa de extensão “Esporte e lazer da UFPA Multicampi: cidadania, qualidade de vida e produção de conhecimento”, coordenado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Práticas Físicas Institucionalizadas, Educação do Corpo, Educação Física e Esporte (HAPAX/ICED/UFPA). “O objetivo da Proex é apoiar e incentivar a prática desportiva aos discentes, com a importância de promover a integração entre eles”, conclui a coordenadora de Esportes da Proex, Célia Pereira.

>> Leia neste sábado, 28: Festival de esporte e lazer, jogos internos e caminhadas promovem a integração da comunidade acadêmica

>> Leia mais:
UFPA valoriza o esporte como fonte de benefícios físicos, mentais e sociais

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes e Laís Teixeira
Arte: Rafaela André

Publicado em: 00.00.0000 00:00