Boaventura de Souza Santos faz palestra e lança livro na UFPA
Um dos maiores intelectuais da atualidade, o professor Boaventura de Sousa Santos, esteve na Universidade Federal do Pará na última quarta-feira lançando seu novo livro "A Gramática do Tempo – para uma nova cultura política". O professor , que é da Universidade de Coimbra, Portugal, foi
recebido pelo reitor Alex Fiúza de Mello no novo espaço cultural da UFPA, o prédio do "Vadião", à beira do rio Guamá. Um grande número de alunos e professores de Direito e Ciências Sociais da UFPA e de outras universidades, além de profissionais assistiu a palestra "Para uma Nova Cultura Política", proferida antes do lançamento. Boaventura é considerado um dos representantes do pensamento de resistência, que não aceita o modelo de desenvolvimento proposto de maneira hegemônica pelos países desenvolvidos. Na palestra três temas que estão presentes no livro recém-lançado foram abordados: a nova epistemologia para uma ciência do século XXI, o pós-colonialismo e a proposta de uma nova cultura política.
A vinda de Boaventura de Sousa Santos à Belém foi promovida pelos Programas de Pós-graduação em Direito e de Ciências Sociais da UFPA. Além de "A Gramática do Tempo", O professor é autor de Um Discurso sobre as Ciências; Pela Mão de Alice: O Social e o Político na Pós -Modernidade; ACrítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência; Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado, entre outras obras em inglês e espanhol.
Texto: Jones Santos (estagiário Assessoria de Imprensa da UFPA)
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária