Prêmio “Pierre Fédida” encerra Congresso de Psicopatologia em Belém

A solenidade de entrega do Prêmio “Pierre Fédida” no início da tarde do domingo (10), no Hotel Sagres, marcou o encerramento do II Congresso Internacional e VIII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. O grande vencedor foi o cubano Raudélio Machin, com o trabalho científico “Los borrosos limites del diagnóstico de las psicosis. En qué ayuda um psicoanálisis? Ilustración clínica”. Ele recebeu o prêmio no valor de um mil dólares das mãos de Manoel Berlinck, presidente da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF), entidade promotora dos Congressos.
O Prêmio “Pierre Fedida” é um concurso internacional de ensaios inéditos de Psicopatologia Fundamental e seu nome é uma homenagem ao psicanalista e filósofo Pierre Fédida, da Universidade de Paris 7, que foi o formulador do termo “psicopatologia fundamental”, que é o estudo sobre o sofrimento psíquico.
O objetivo do Prêmio instituído pela AUPPF é incentivar a produção de trabalhos científicos que possam contribuir para o avanço do conhecimento sobre o tratamento e a prevenção do sofrimento psíquico.
Também foi premiado o melhor pôster apresentado no Congresso. Venceu o trabalho intitulado “Autismo Infantil: questões fundamentais sobre o diagnóstico e um tratamento possível”, tendo como autoras Rosane Braga de melo, Bianca Machado Quintão, Daniele Borges de Mello, Flávia Louise Neves Gonçalves, Lílian Ribeiro Froés e Shana Allevatto Wajntraub, do Rio de Janeiro. Os dois trabalhos vencedores serão publicados na Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental.
De acordo com Manoel Berlinck, “o Congresso foi de excelente qualidade, havendo grande cooperação científica e afetiva”. Ele elogiou e agradeceu o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA) na pessoa da professora Ana Cleide Guedes Moreira, presidente do Congresso, que ele considerou a grande responsável pelo sucesso do evento.
Para Ana Cleide, o Congresso foi perfeito, ressaltando que a participação foi maior aqui em Belém do que no último encontro realizado no Rio de Janeiro em 2004.
O próximo Congresso será em 2008, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, tendo como presidente Gisálio Cerqueira Filho e presidente de honra Ana Maria Rudge.

Texto: Roberta Villanova

Publicado em: 11.09.2006 08:34