Projeto Conexões de Saberes apresenta O Auto da Educação

Entre as atividades culturais do  seminário Universidade Pública, Diversidade e Participação Popular, o primeiro realizado pelo projeto Conexões de Saberes na  Universidade Federal do Pará ,  uma ganha destaque : o Auto da Educação, um espetáculo que discute o trajeto educacional do estudante, partindo do ensino fundamental até a conclusão do curso universitário.
A idéia do espetáculo partiu do professor Ary Loureiro, coordenador  do projeto Conexões de Saberes na UFPA, que avalia  a encenação como  uma possibilidade única de se discutir o tema da educação. “O auto é uma  encenação que se desenvolve no chão, com a participação da platéia. Ao mesmo tempo em que os personagens falam e realizam suas ações, eles se voltam para a platéia e fazem perguntas e os levam a participar também, tornando-se parte da peça”.
O trajeto educacional de um estudante de origem popular, que é o tema da peça, será representado por um passeio pelo campus Básico da UFPA. O Auto inicia  na entrada do Ginásio de Esportes da UFPA  segue no rumo do  Centro de Capacitação (Capacit),  Restaurante Universitário, Capela Universitária até o prédio da Reitoria. Ao longo do caminho  o espetáculo fará uma pausa  onde serão representados os vários estágios da educação: o ensino fundamental e médio, a preparação para o vestibular, o próprio Processo Seletivo (onde um guardião e um grande funil selecionam quem entra e quem não entra na universidade) e a universidade pública.
Na chegada à universidade, haverá a representação de um diálogo da instituição com os vários personagens que dela fazem parte: movimento estudantil, professores, funcionários, comunidade e outros. Uma figura sombria,  representa a voz daqueles que querem o sucateamento da universidade pública. A cada resposta negativa no diálogo da universidade com os segmentos que a compõe, essa figura responde com um “Seguistes os meus conselhos”. De contraponto, haverá uma figura que representa a esperança de amparar a universidade quando ela estiver a ponto de desabar, apontando  um novo caminho.
O espetáculo é a primeira encenação do tipo realizada na UFPA. Além do próprio projeto Conexões de Saberes, o Auto da Educação também conta com o apoio do Institudo de Ciências da Arte da UFPA e com o apoio de diversos grupos comunitários, que inclusive atuarão na peça. O espetáculo será nesta quinta-feira, 21 de setembro às 18 horas e é destinado a toda a comunidade acadêmica

Publicado em: 20.09.2006 10:28