Hospital Bettina instala Grupo de Humanização

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) instalou,  na manhã desta quinta-feira o Grupo  de Trabalho (GT) "Humaniza Bettina", uma diretriz geral da Política Nacional de  Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, para fomentar  e dar sustentação às ações desta política na unidade. A proposta é enfrentar o desafio de tornar os princípios do SUS uma realidade, principalmente em relação aos modelos de  atenção e de gestão das práticas de saúde.  No lançamento do GT, houve palestra da  psicóloga Jacilene Casseb da Silva, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), sobre a PNH  e uma dinâmica do arte-educador Joelson Lenny, da Companhia Nefesh  Núcleo de Pesquisa  Teatral, intitulada "Essência Humana", que envolveu os servidores e os preparou para  sensibilização ao que se quer alcançar com a humanização.

Em março passado, iniciaram os encontros preparatórios para instalação do "Humaniza  Bettina", que reúne dez membros efetivos, dois voluntários, além da coordenação da  psicóloga Milene Xavier Veloso. "Quem teve vontade de participar do GT foi se aproximando  e colaborando. A PNH estabelece que cada setor do hospital esteja representado, mas quem tem perfil de liderança e quer participar é bem vindo. E agora conseguimos instalar o grupo para planejar as ações de humanização", salientou.

Representando o Colegiado Gestor  do Bettina, a diretora acadêmica Simone Neno procedeu à  instalação oficial do Grupo, composto pelos seguintes funcionários e bolsistas: Guilherme Wady,  Flávia Monteiro, Madalena Guedes, Luciana Pardal, Eterlene Duca, João Gomes Neto, Janete Conceição, Maria Elisa Freitas, Rosalba Velasco e as voluntárias Sônia Freitas e Josianne Cardoso. O espaço continua aberto aos demais colaboradores do hospital.

De acordo com a psicóloga Jacilene Casseb, a instalação do GT é um passo para que a PNH seja implantada de forma contínua na instituição. A sugestão é que a semente seja regada todos os dias para que haja os frutos necessários aos usuários e servidores do hospital. A política tem como objetivo traduzir os princípios do SUS de maneira a operar no cotidiano as práticas de atendimento e gestão. Com o tempo, o sistema foi adoecendo e o usuário acabou se moldando a isso, e o resultado era a exclusão ao invés da solução. A PNH foi instituída em 2003, e seus princípios são: Universalidade, Integralidade, Equidade, Resolutividade e Descentralização

O que se pretende com a humanização:

-        Redução de filas e o tempo de espera com ampliação do acesso;
-        Atendimento acolhedor e resolutivo, baseado em critérios de riscos,
-        Implantação de modelo de atenção para responsabilização e vínculo,
-        Garantia dos direitos dos usuários,
-        Valorização do trabalho na saúde e
-        Gestão participativa dos serviços.

Publicado em: 21.09.2006 19:14