Seminário de Iniciação Científica reúne os jovens pesquisadores da UFPA

Começa nesta terça-feira, 26 de setembro, a apresentação dos trabalhos da  17ª edição do Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará. Este ano, estudantes de quase todos os cursos de graduação da UFPA vão apresentar um total de 346 trabalhos orientados por pesquisadores da instituição. São 161 pesquisas da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 104 de Ciências da Vida e 81 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
   Os estudantes que participam do Seminário são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que é mantido com recursos da UFPA e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A bolsa de iniciação científica representa um primeiro passo desses estudantes para um curso de pós-graduação. Eles passam pelo menos um ano integrados a um gupo de pesquisa de um professor da universidade e apresentam os resultados de seu trabalho no Seminário. As apresentações serão feitas  até sexta-feira, 29, nos  diversos auditórios da universidade, nos períodos da manhã e da tarde. Vinte pesquisadores do CNPq, dezoito de fora do estado, virão à UFPA para ouvir as apresentações e avaliar os trabalhos.

CNPq premia melhores trabalhos

A UFPA inscreveu três bolsistas no prêmio “Destaque do Ano na Iniciação Científica”, concedido em âmbito nacional pelo CNPq. Os trabalhos dos alunos Giselle Pena, do curso de Biomedicina; José Borges, de Engenharia da Computação, e Thiago Furtado, de Filosofia, foram considerados os melhores da UFPA pelo Comitê interno de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp). Eles vão concorrer à premiação com outros estudantes de suas áreas, oriundos de instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil.
   O CNPq escolherá três vencedores, um de cada área de pesquisa, que receberão uma quantia equivalente a um ano de bolsa em dinheiro, uma bolsa de mestrado, visita a centros de pesquisa no Reino Unido e passagem e hospedagem para a reunião da SBPC 2007. A premiação vai ser realizada em Brasília, de 16 a 23 de outubro, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
   Os alunos da UFPA inscritos no prêmio Destaque do ano na Iniciação Científica foram  homenageados na cerimônia  de abertura do Seminário de Iniciação Cientifíca  com  um diploma entregue pelo magnífico reitor Alex Fiúza de Mello.

Texto: Jones Santos

Publicado em: 22.09.2006 17:57