Semana de Física promove interação entre alunos e pesquisadores

Alunos de graduação e pós-graduação e professores do Departamento de Físíca participaram da abertura da I Semana de Pós-graduação em Física nesta segunda-feira. A programação começou com a palestra “A Mecânica Quântica de Broglie-Bohm de Sistemas Físicos de Medidas Contínuas”, do professor José Maria Bassalo. A realização do evento é uma antiga aspiração da comunidade da pós-graduação. A “Semana” vem promover interação entre pesquisadores e alunos e deles com convidados de fora da UFPA.
      José Maria Bassalo foi escolhido para abrir a programação por conta da sua importância para a consolidação das pesquisas no Departamento de Física. Bassalo publicou vários livros sobre história da física e defende que a sociedade possa ter acesso aos conhecimentos gerados por essa ciência. “A física tem grande importância na vida de todos, mas em geral existe uma grande distância entre o leigo e o cientista, o que não deveria ocorrer. Ela tem a pretensão de explicar o universo e por isso deveria interessar a todos. Na verdade, a física está muito próxima das pessoas, basta vermos os avanços da medicina, dos computadores... Seus princípios estão em tudo isso”, observa.
      A I Semana da Pós-graduação em Física prossegue até sexta-feira com palestras, mini-cursos e seminários. A programação pode ser conferida em http://www2.ufpa.br/ppgf.
Publicado em: 16.10.2006 12:03