Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Hospital "Bettina Ferro" completa 13 anos

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou suas atividades em 18 de outubro de 1993, com o perfil voltado à atenção básica à saúde. Nos últimos cinco anos, reforçou sua atuação multiprofissional na média e alta complexidade, além de ser um hospital 24 horas, onde são realizadas cirurgias de caráter eletivo. O hospital já é referência estadual em Oftalmologia, Otorrinolaringologia (oferecendo residência nessas duas especialidades) e em Crescimento e Desenvolvimento Infantil. Ainda na área de assistência especializada, ambulatorial e hospitalar, o Bettina pretende se tornar o primeiro hospital especializado na área de cabeça e pescoço, inclusive com a execução de cirurgias de fissura labiopalatal.
Esse esforço em ofertar o melhor atendimento aos usuários do SUS será lembrado nesta quarta-feira, com uma cerimônia de aniversário que contará com a participação da Reitoria da UFPA, de unidades acadêmicas da universidade e demais instituições e entidades parceiras do hospital.
A comemoração terá ainda as bênçãos do bispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico, do pastor Elias Teodoro da Silva, da 1ª Igreja Batista do Pará, que representará os evangélicos. O aniversário começará às 8h30, na recepção do hospital, e terminará com os parabéns ao Bettina.
”Temos vontade de atender uma necessidade do SUS regional nas especialidades de cabeça e pescoço. O Bettina já possui especialidades afins que somadas podem suprir esta demanda. Para deslancharmos o potencial de crescimento do hospital, almejamos a ampliação do nosso espaço físico. Isso é o que mais desejamos. Um dos passos será construir um espaço físico específico de internação, inclusive com UTI, pois nosso prédio já está totalmente utilizado pelos serviços que oferecemos”, ressalta a diretora geral do Bettina, Elizabeth Carvalho.
Atendimento - Os usuários do Bettina são pacientes referenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital está inserido no Distrito Sanitário DAGUA, composto pelos bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas, Cremação, Condor e parte do Marco, correspondendo às comunidades do Curió e Utinga, com uma população de aproximadamente 470 mil habitantes. Na área de assistência multidisciplinar / ambulatorial, o hospital possui um Serviço Médico constituído de Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Clínica Cirúrgica, Alergologia, Ortopedia, Cardiologia, Ginecologia, Neurologia, Gastroenterologia, Proctologia, Psiquiatria e terapias especializadas, além do Serviço de Apoio Diagnóstico (raio-X, mamografia, eletrocardiograma, endoscopia digestiva alta, colonoscopia etc) e dos programas especiais. Os serviços complementares são: Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Farmácia Hospitalar, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Todos os serviços do Bettina reforçam a idéia de implantação do modelo multiprofissional de atenção à saúde, preconizado pelo Ministério da Saúde. Entre consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos,
o Bettina oferta cerca de 51.230 atendimentos por mês. Para manter e aumentar a oferta, a instituição está trabalhando a modernização da gestão, que já apresenta resultados positivos, por meio do Serviço de Humanização, Ouvidoria, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, entre outros.
Homenagem - O nome do hospital é uma justa homenagem à professora e médica Bettina Ferro de Souza, especialista em Clínica Médica e Cardiologia, formada pela antiga Faculdade de Medicina do Pará. Sua trajetória profissional foi marcada pela dedicação ao estudo das questões da saúde pública no Estado, contribuindo para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, com um forte envolvimento humanístico. Devido à sua atuação, foi admirada pelos colegas da instituição, de profissão e alunos. Ela faleceu aos 80 anos, no dia 16 de janeiro de 1993, ano de criação do hospital.

Texto: ASCOM / HUBFS - Fabíola Batista

Publicado em: 03.10.2006 14:51